Cidadeverde.com

Professor de Capoeira faltoso ajudou Sarah, diz 1º técnico

Imprimir
Fotos: Fábio Lima/Cidadeverde.com

Miguel deu as primeiras aulas de judô de Sarah Menezes, em 1999

 
Quando tinha nove anos e estudava na COEBEV, no bairro Bela Vista, zona sul de Teresina, Sarah Menezes gostava de jogar futebol e capoeira. Mas as constantes faltas do professor da luta abriram espaço para que Miguel Mendes implantasse o judô no colégio em 1999, e a pequena estudante passasse a vestir quimono depois das aulas. Em entrevista ao Cidadeverde.com, o primeiro professor de Judô da primeira piauiense em uma Olimpíada fez essas e outras revelações. Mal sabe o bem que fez o professor de capoeira...
 
"O professor de Capoeira dela faltava demais, então ela começou a se interessar mais pelo Judô", revelo Miguel, que ensinou a arte marcial japonesa a Sarah durante aproximadamente seis meses, período em que montou uma academia no conjunto Morada Nova. Em menor de um ano, com problemas financeiros, ele teve de por fim ao empreendimento, e direcionou seus alunos para os que já eram considerados os melhores professores da cidade: Expedito Falcão e Abdias Queiroz Filho.

"Alguns deles continuam até hoje treinando com o Queiroz ou o Expedito. A Sarah escolheu o Expedito, mas acredito que mesmo se eu continuasse com a academia ela estaria treinando com ele hoje", disse o professor, com a humildade peculiar de quem segue com rigor os ensinamentos de Jigoro Kano.
 
Peculiar também é o olhar para descobrir talentos. Não que fosse possível descobrir um prodígio com tão pouco tempo de treino, mas já dava pra saber que Sarah levava jeito pra coisa. "Perceber é complicado. Que ela seria uma grande atleta, isso só depois de um bom tempo. Mas já dava para ver que ela tinha jeito. Se ela iria persistir no esporte, é outra coisa", explicou Miguel, lembrando das dificuldades que fizeram muitos alunos desistir das competições.
 
Com ajuda de muitos, Sarah superou, e hoje é um orgulho para todo o Piauí, e em especial para seu primeiro sensei (professor de judô). "É um marco histórico. É uma satisfação ver uma atleta do Piauí em uma Olimpíada, ainda mais essa que será uma das maiores de todos os tempos. Difícil acreditar em alguém que não se emocionar com isso", concluiu Miguel Mendes, pronto para madrugar com outras dezenas de judocas em frente à TV.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: