Cidadeverde.com

Autor conta curiosidades da história do Piauí em livro

Imprimir

Autor retrata a história do Piauí no livro
 
Será lançado hoje, a partir das 20h, no auditório do Sebrae, o livro ?PIAUHY das origens à nova Capital?, de autoria do engenheiro e escritor Cid de Castro Dias.
 
O autor condensa num só volume a história do Piauí desde a origem, passando pelo desbravamento, colonização, casa da Torre, trajetória dos bandeirantes Domingos Jorge Velho e Domingos Afonso Mafrense, Guerra dos Palmares, Batalha do Jenipapo, dentre outros temas, até a mudança da capital de Oeiras para Teresina, ocorrida no ano de 1852.

O grande diferencial da obra, segundo Cid, é que o livro traz 22 documentos primários, como o testamento de Domingos Jorge Mafrense, o Contrato entre o governador de Pernambuco e Domingos Jorge Velho para extinção do Quilombo dos Palmares, a Carta Autógrafa de Domingos Jorge Velho, que comprova que ele esteve no Piauí, dentre outros.

No livro ainda é possível o autor trata a questão da polêmica envolvendo a área do litoral do Estado, que foi negociado com o vizinho estado do Ceará em troca de dois municípios que já pertenciam ao Piauí e foram invadidos pelos cearenses. Um deles é onde fica hoje Cratéus.

Segundo Cid Dias, outra curiosidade que o livro traz a tona é o fato da importância do Conselheiro Saraiva para a vitória da Guerra do Paraguai pelo Brasil, uma vez que ele, antevendo a preparação bélica do Paraguai, na época Ministro da Marinha, fez com que o país adquirisse 15 canhoeiras e as distribuísse ao longo da Bacia do Prata na fronteira com o Paraguai. ?Quando a Guerra estourou, o Brasil já estava preparado e, assim, venceu o conflito?, diz.

O livro ainda é recheado de ilustrações que facilitam o entendimento do leitor sobre alguns episódios marcantes da História do nosso Estado, como o degolamento de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o mais conhecido núcleo de resistência negra à escravidão no país.

O lançamento do livro faz parte do Projeto Piauí ? 250 Anos de História, projeto idealizado e desenvolvido pela TV Cidade Verde, que culminará com programa especial no Dia do Piauí.
 
 
O AUTOR
 
Cid de Castro Dias, filho de Manoel da Silva Dias e Ester de Castro Dias, nasceu em 25/01/1942, na cidade de São Raimundo Nonato (Piauí), tendo ali cursado o 1º grau no Ginásio Dom Inocêncio. Em Salvador (BA), cursaria o 2º grau escolar (antigo Científico). 
 
Graduando-se em Engenharia Civil, no ano de 1968, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará, fixa residência em Teresina, onde ingressa no serviço público nos quadros da Secretaria de Obras Públicas do Estado.
 
Escritor, autor de várias obras ligadas à historiografia piauiense, tais como:
 
?Os caminhos do Rio Parnaíba? onde enfoca a exploração dos recursos naturais do Estado do Piauí sob a ótica de um desenvolvimento sustentável.
 
?Piauí- Projetos Estruturantes?, livro sobre as grandes obras do Estado: UFPI, PÓLOS DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO, OBRAS HÍDRICAS, SISTEMA VIÁRIO, METRÔ DE TERESINA, ALBERTÃO e  outras.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: