Cidadeverde.com

Empresa de papel apresenta plano de impactos ambientais

Imprimir
Nesta terça-feira (05), foi realizada uma reunião no auditório da Secretaria de Meio Ambiente com o objetivo de discutir os possíveis impactos ambientais provocados pela instalação da fábrica Suzano Papel e Celulose no Piauí. A reunião foi provocada pela SEMAR e contou com o apoio de vários órgãos como IBAMA, Secretaria de Planejamento, Associação Industrial do Piauí, Associação Piauiense de Municípios e organizações não-governamentais.
 
A fábrica, cujo protocolo para sua implantação no Piauí foi assinado, na última semana, pelo governador Wellington Dias, vai produzir 25% de todo o papel do Brasil, usando o eucalipto como matéria-prima. A expectativa é de que cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados no Estado e o investimento total será de 2,8 bilhões.

Durante o encontro, a empresa Suzano apresentou um plano de impactos ambientais segundo o qual a água utilizada na produção volta para os rios 97% pura. No que diz respeito à flora do Piauí, a fábrica garantiu a plantação de 300 mil hectares de eucalipto no Estado. Antes que estas árvores cheguem ao ponto de corte, o que leva sete anos, a Suzano vai dar início as suas atividades no Piauí com a plantação que já possui no Maranhão.

O governador Wellington Dias afirmou, na data da assinatura do protocolo de implantação, que não há com o que se preocupar em relação ao meio ambiente, já que a Suzano é conhecida por possuir a certificaçaõ ISO 14000 em relação aos cuidados com que trata o meio-ambiente.
 
Para o presidente da Associação Piauiense de Municípios ? APPM, Nonato Marreiros, que participou da reunião, o empreendimento é de grande interesse das cidades onde vão ser instaladas as áreas de produção, já que a fábrica trará desenvolvimento econômico e geração de emprego para a população.
 
?Ainda não foram definidos os locais onde haverá a plantação, mas ficou claro que tudo será feito com o maior cuidado, até mesmo porque se trata de uma política de reflorestamento. O próprio governador já afirmou que as negociações para a vinda da Suzano começaram com a criação do Programa de Desenvolvimento Florestal?, lembrou Nonato Marreiros.
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: