Cidadeverde.com

Teresina sedia o Seminário do Plano Nacional de Cultura

Imprimir
Teresina sedia  o quarto debate estadual sobre diretrizes de planejamento de longo prazo para as políticas culturais do país. O Ministério da Cultura e a Câmara dos Deputados com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) e da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) promovem nos dias 7 e 8 de agosto, em Teresina, o Seminário do Plano Nacional de Cultura - Piauí.
 
O seminário do Piauí será realizado no Rio Poty Hotel. A solenidade de abertura ocorrerá na quinta-feira, dia 7, às 8h30. Estão confirmadas as participações do gerente de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Gustavo Vidigal, do governador do Estado, Wellington Dias, da presidente da Fundação Cultural do Piauí, Sônia Terra, do presidente da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais, Raimundo Nonato Moreira,  Deputado Federal e Relator do Projeto, Frank Aguiar, entre outros.
 

 
O encontro reunirá gestores culturais da área governamental e da iniciativa privada, além de representantes da sociedade civil, para debater e apresentar propostas de aperfeiçoamento ao texto que irá subsidiar a votação do Projeto de Lei do Plano no Congresso Nacional.
 
Este é o quarto evento de um ciclo nacional de discussões iniciado em junho em Minas Gerais. Até o momento, os demais estados que sediaram os seminários foram Ceará e Maranhão. O público participante em cada capital estadual somou em média 200 pessoas. 
  
Plano Nacional de Cultura
 
O Plano Nacional de Cultura é um conjunto de estratégias e diretrizes para a execução de políticas públicas para a área cultural, nos próximos dez anos, que está sendo elaborado com a participação da sociedade brasileira. A discussão pública sobre o PNC começou em 2003, quando foi realizado o Seminário Cultura Para Todos. Depois, foram realizadas audiências públicas, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, e dando continuidade ao processo, em 2005, a 1ª Conferência Nacional da Cultura.
 
Os encontros estaduais fazem parte da etapa final de discussão pública sobre o Plano Nacional de Cultura e vão ser promovidos em diversos estados até o final do ano. Os resultados serão incorporados ao texto que subsidiará a relatoria e votação pela Câmara dos Deputados. 
  
    
Como participar  do debate
 
Os interessados devem fazer suas inscrições para o seminário do Piauí e conhecer as diretrizes que serão debatidas. Para isso, basta visitar o sítio eletrônico: www.cultura.gov.br/pnc 
  
Mais informações: [email protected]
 
Da redação

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: