Cidadeverde.com

CCJ aprova criação da Guarda Municipal e comércio aos domingos

Imprimir
Graça Amorim fez emenda ao projeto da Guarda Municipal
 
A Comissão de Constituição e Justiça - CCJ - da Câmara Municipal de Teresina emitiu pareceres na nesta quarta-feira (6) aprovando os projetos de criação da Guarda Municipal e mudando as normas para regulamentação do funcionamento do comércio aos domingos. Os dois temas polêmicos devem ir a plenário a partir desta quinta-feira, e a expectativa é de que sejam aprovados até a próxima semana. A implementação, no entanto, por conta da legislação, só deve ocorrer após as eleições de outubro.
 
De acordo com a presidente da CCJ, Graça Amorim (PTB), o projeto do funcionamento do comércio já foi aprovado também pela Comissão de Urbanismo, e deve ir para primeira votação nesta quinta. Já o projeto da Guarda Municipal aguarda parecer da Comissão de Segurança, e só deve ir ao plenário na terça-feira da próxima semana. A vereadora apresentou emenda ao projeto ampliando o número de vagas para mulheres de 10% para 30%, um acréscimo de 23 para 69 vagas das 230 do concurso público.
 
A regulamentação do comércio aos domingos, projeto do vereador Jacinto Teles (PT), gerou discussão política envolvendo a própria Graça Amorim, que teve seu nome citado no jornal do Sindicato dos Comerciários como "inimiga" da categoria, ao lado de Tereza Britto (PV) e do prefeito Sílvio Mendes (PSDB). A coligação do candidato a reeleição chegou a conseguir no Tribunal Regional Eleitoral - TRE - o recolhimento da publicação.
 
Já a Guarda Municipal, projeto de indicativo de lei enviado pela Prefeitura, foi motivo de cobrança de Jacinto, que usou a tribuna por várias vezes para protestar pela lentidão da implementação do que foi uma promessa de campanha do prefeito tucano.
 
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: