Cidadeverde.com

Faxina nos Bairros chega a 9ª edição com mais de 1,6 mil toneladas de lixo recolhidos

Imprimir
  • firmino1.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • firmino2.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • firmino3.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • firmino4.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • firmino5.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com
  • firmino6.jpg Thiago Amaral/Cidadeverde.com

A Faxina nos Bairros, cuja 9ª edição está sendo realizada neste sábado (27) nos bairros Satélite, Cabral, Vila da Paz e Novo Horizonte, tem sido exitosa, segundo o prefeito Firmino Filho (PSDB). Em caminhada pelo Satélite, zona leste de Teresina, o prefeito declarou que população tem respondido muito bem ao trabalho de vistoria da Prefeitura Municipal de Teresina. 

“É uma atividade extremamente exitosa também pelo fato de que os bairros não são escolhidos de forma aleatória, mas com base no índice infestação do mosquito. Os locais onde realizamos a faxina são os que tiveram maiores índices de infestação registrada no ano passado. A sociedade tem atendido muito bem a esse chamado seja colocando o seu lixo inservível na porta para que a Prefeitura recolha ou permitindo sem maiores problemas a entrada dos nossos agentes de endemia em suas casas para as vistorias”, disse Firmino.

A faxina nos bairros, iniciciada em dezembro, está sendo realizada nas quatro zonas da cidade e 36 bairros já receberam a ação, sendo recolhido mais de 1,6 mil toneladas de lixo em Teresina, como sofás e geladeiras velhas. Durante a semana que antecede o sábado da Faxina, a população é comunicada sobre a atividade e orientada a recolher todo o material sem utilização do quintal ou que tenham e colocar na frente de casa, para que um caminhão da Prefeitura passe recolhendo no fim de semana.

Além disso, agentes de endemias acompanham a Faxina informando sobre o trabalho de prevenção  a ser realizado para que o mosquito não se reproduza. Equipes da Superintendência de Desenvolvimento  Urbano da localidade também realiza o trabalho de varrição e capina nas ruas.

O prefeito Firmino disse que foram encontrados dois focos de mosquito na atividade de hoje, um em uma manilha, que estava descoberta e outro em um recipiente que tinha água para um cachorro. 

O agente de endemias Joaquim Bandeira explicou que é muito comum o mosquito se reproduzir em recipientes onde se põe água para animais, porque as pessoas, muitas vezes, apenas jogam a água antiga fora e põe outra e o mosquito pode por os ovos na lateral do recipiente. "É preciso lavar com esponja toda a bacia, principalmente nas laterais, porque os ovos são bem aderentes ao material, e caso não seja retirado, o mosquito pode se reproduzer em 6 ou 7 dias", alertou.

 

 

Flash Lyza Freitas 
Redação Carlienne Carpaso

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais