Cidadeverde.com

Projeto prevê instalação de 300 novas câmeras em Teresina

Imprimir

Acompanhando a tendência de investimentos na tecnologia para prevenção da violência, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) formulou um projeto que prevê a instalação de um avançado sistema de alta tecnologia em videomonitoramento na região da Grande Teresina.

O Piauí Monitorado seguirá o modelo do Guardião Eletrônico, que já funciona há 4 anos em Teresina é e coordenado pela Polícia Militar do Piauí. “Atualmente, a PM monitora Teresina com 30 câmeras instaladas em pontos estratégicos como em avenidas, pontes e vias de entrada e saída da capital. Nossa proposta é ampliar com a instalação de mais câmeras e o aperfeiçoamento dos equipamentos e sistemas”, explica o tenente Carlos Galvão, assessor técnico da SSP-PI.

De acordo com o projeto, desenvolvido por técnicos da Secretaria da Segurança, da Polícia Militar e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), o novo sistema funcionará com 300 câmeras que serão instaladas em Teresina. As imagens serão acompanhadas em um circuito fechado de televisão por policiais que trabalharão em escalas de plantão de 24 horas, na Central de Monitoramento, que será instalada na sede do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), localizado no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina.

“Vamos trabalhar de forma integrada com todas as forças de segurança municipais, estaduais e federais. Por meio da alta definição de imagens poderemos intervir de forma mais rápida e precisa nas ocorrências, além de planejar ações de segurança”, explica o secretário Fábio Abreu.

Ele acrescenta que o sistema de videomonitoramento será aperfeiçoado, permitindo, por meio das imagens, gerar alarmes de acordo com as ocorrências, fazer a contagem de objetos e pessoas, além da detecção de faces. “Diante desse acompanhamento, já iremos acionar a polícia, atendendo aos anseios da população de reduzir a criminalidade”, relata o gestor.

As imagens capturadas pelo sistema serão arquivadas para que o trabalho de policiamento ostensivo e investigativo possa ser planejado. “Vamos contribuir com o serviço de inteligência policial, abastecendo o banco de dados da Segurança e prevenindo a violência”, disse Fábio Abreu.

O projeto Piauí Monitorado já foi finalizado e será enviado ao Palácio de Karnak para aprovação do governador. O investimento está orçado em R$ 27 milhões e, após ser implantado na capital piauiense, será expandido para todo o Piauí.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais