Cidadeverde.com

Governo do Estado faz cruzamento de folha e encontra duplicidade de salários

Imprimir


A Secretaria de Administração e Planejamento (Seadprev) iniciou o cruzamento de dados da folha de pagamento do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina para coibir a duplicidade de salários de servidores. Com a checagem, o governo já detectou funcionário recebendo até três contracheques ilegalmente. 

O cruzamento de dados da folha de pagamento vem sendo feito desde a conclusão do Recadastramento do servidor público estadual, encerrado no mês de outubro de 2015. Foram cadastrados mais de 93 mil servidores do Estado.

O secretário da Seadprev, Franzé Silva, revela que já no início de realização deste trabalho foram encontrados diversos casos de acumulo irregular de contracheques. A  legislação permite a acumulação de cargos nas áreas da Educação e Saúde, onde os profissionais cumprem expedientes inferiores a 40 horas semanais. Apesar disso, o Estado tem encontrado muitos casos que demonstram ilicitude na acumulação, principalmente nessas áreas.

De acordo com Franzé, são casos de  irregularidades que ferem brutalmente as leis trabalhistas em que os servidores acumulam dois e até três cargos. 

"Eles terão que apresentar planilha mostrando a compatibilidade de horário no caso de duas matrículas e, na impossibilidade de comprovação, fazer  a opção de permanecer no Estado". O secretário diz que o Governo dará todos os prazos legais para que os servidores possam se apresentar e discutir a situação funcional junto a Administração.
  
A Diretoria da Gestão de Pessoas da Secretaria de Administração é a responsável pela análise dos processos. O servidor é notificado e tem um prazo de 10 dias para apresentar documentação sobre as suas matrículas, para que o Departamento possa decidir se a acumulação é lícita ou não. Nos casos que o servidor não atende ao chamamento, o caso é encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado para as devidas providências.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais