Cidadeverde.com

Teresina registrou 57% dos homicídios do PI no primeiro semestre de 2008, diz Sinpoljuspi

Imprimir

Apesar de ter apenas 27% da população do Piauí, Teresina respondeu por 57% dos homicídios dolosos (com intenção de matar) registrados no estado durante os seis primeiros meses de 2008. Segundo a pesquisa ?Perfil dos Homicídios Dolosos?, realizada pelo Sinpoljuspi (Sindicato dos Policiais Civis, Penitenciários e Servidores da Secretaria de Justiça do Estado do Piauí), ocorreram 152 homicídios de janeiro a junho deste ano, sendo que 86 na capital e o restante, 66, no interior.

 

A pesquisa é realizada tendo como base as notícias divulgadas na imprensa local e aponta que houve um ligeiro aumento no número de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram assassinadas 147 pessoas (alta de 3,5%).
 

De acordo com o levantamento, os jovens e adultos jovens são as maiores vítimas dos homicídios. De zero a 21 anos, o total de mortos foi de 27 pessoas, cerca de 18% do total. Os que possuíam idade ente 22 e 45 anos representaram 52,6%. Somados os dois, chega-se a um índice de 70% de vítimas que morrem em plena idade produtiva.

 

A principal causa do envolvimento de jovens e adultos jovens, segundo o presidente do Sinpoljuspi, Assis Carvalho Neto, é o alto consumo de drogas e álcool nesse público. ?Infelizmente, os entorpecentes estão cada vez mais presentes na cidade e a falta de uma política pública específica para combater isso facilita o acesso os jovens às drogas?, diz Assis Neto.

 

Ele se baseia na pesquisa, que aponta que as gangues e drogas foram o principal motivo da morte de 21 pessoas no período, o que representa 14% do total. Ao somar-se esse dado com os homicídios causados por conta do consumo de bebida alcoólica, chega-se a um percentual de 20%.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, 48% dos crimes foram cometidos por arma de fogo, contra 40% por arma branca (faca, facão, etc). Os outros instrumentos usados representaram 11,3% do total. Cerca de 44% das vítimas não tinham profissão definida.
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: