Cidadeverde.com

Aplicativo contra vingança pornô teve mais de mil downloads em um dia

Imprimir

Lançado no Dia da Mulher, o novo aplicativo desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, teve mais de mil downloads em um dia. O "Vazow" possui uma coleção detalhada de procedimentos e outras orientações, com foco especial na exclusão de conteúdo íntimo divulgado em redes sociais e sites diversos. Nele o usuário encontra também dicas de como evitar ser vítima, legislação relacionada ao assunto e outros conteúdos jurídicos, além de suporte para contato. Em Teresina são mais de 1.800 denúncias relacionadas a injúria e difamação registradas nas delegacias especializadas da mulher .

"Esse aplicativo foi desenvolvido no Piauí, mas serve de modelo para todo o país. O Núcleo de Inteligência vinha sendo procurado para resolver muitos casos de injúria e difamação feitos pela internet. Então, desenvolvemos esse aplicativo para facilitar a investigação e coibir esses crimes que expõem, sobretudo, as mulheres", disse a delegada Eugênia Villa, diretora de gestão interna da Secretaria de Segurança. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, ela explicou ainda que o App está disponível apenas para o sistema Android, mas também será expandido para o sistema IOS. A ferramenta estará disponível a partir no mês de abril. 

"O Vazow é baseado em uma logística autoexplicativa. Nele, as mulheres ou quaisquer outras vítimas poderão acessar o App e ter noções de jurisprudência, da legislação aplicada não apenas penal, mas também cível, como fazer a reparação por danos morais...Enfim, todos os caminhos a serem percorridos para retirar as imagens que afetam a honra e dignidade das vítimas. Isso é um avanço muito grande posi estamos falando a linguagem do criminoso que pensa que vai ficar impune porque não está sendo visto", disse a delegada. 

Eugênia Villa ressalta ainda que as mulheres são as maiores vítimas por questões culturais, uma vez que a exposição do corpo da mulher é mais veemente que a do homem. "Esse aplicativo foi criado para coibir a pornografia sem consentimento. Hoje é comum as mulheres- em um relacionamento de confiança- filmarem e fotografarem cenas de nudez. Porém, quando a relação acaba, ele expõe a mulher como forma de vingar-se do término da relação",

A delegada ressalta ainda que, em casos como estes, serão responsabilizados o responsável pelo vazamento das imagens, bem como as pessoas que não têm relação com a vítima, mas propagaram o conteúdo.

Como baixar

O “Vazow” está disponível para sistema Android. Para baixar acesse Play Store; no campo busca, digite “Vazow”; localize e selecione a imagem do app e clique em instalar.


Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais