Cidadeverde.com

"Erro é achar que só campanha vence eleiçao", diz vice-presidente do PV

Imprimir

Em Teresina, o vice-presidente do PV, o paraibano Edson Duarte, disse que mesmo em meio a esse clima de crise política e econômica existem possibilidades eleitorais para serem desenvolvidas pelos pré-candidatos. No curso que ministra neste sábado (19), ele destacou que a história de vida de um candidato, que tenha um trabalho social desenvolvido há anos e galgado no exemplo de ética, é essencial para solidificar seu nome na disputa e ajudar em sua elegibilidade e defendeu que somente campanha política não é garantia de ganhar uma eleição.

Ao participar de um encontro de formação política, ele explicou que a essência é mostrar que ainda existem maneiras de construir um mandato agindo de forma diferente e correta. “Há estratégias e a possibilidade de um planejamento para a construção de uma candidatura em bases sólidas, éticas e eficientes para tornar os candidatos competitivos, mas sempre mostrando que é possível fazer sim uma carreira trazendo coisas sérias, corretas, soluções para a população, sempre trabalhando muito a questão da verdade e sinceridade”.

Edson Duarte comentou sobre os principais erros cometidos por candidatos e disse que achar que se vai ganhar uma eleição só com o dinheiro, já demonstra fragilidade de intenção. “O primeiro erro é as pessoas acharem que podem ganhar eleição apenas com campanha eleitoral. A história pessoal conta muito para que ele se torne competitivo e seja um candidato de sucesso. Lógico, uma pessoa que sempre lutou pelas causas sociais, teve um sentimento muito humano e teve comportamento muito ético, pode ter certeza que no exercício do mandato, ele tende, com um percentual muito elevado, a continuar sendo o que ele sempre foi”, defendeu o vice-presidente.

Ao relacionar o tema ao momento de crise vivido hoje no Brasil, ele considerou que os candidatos ficam desacreditados mais facilmente por toda a população e que assim é mais difícil conquistar o voto do povo, pois a totalidade tende a acreditar que “todos estão no mesmo barco”, que a corrupção é generalizada e que nenhum político pode ser honesto.

“Um momento difícil como esse que estamos vivendo no Brasil, de crise ética e política que atinge a todos e a esperança do cidadão, é muito grave, porque as pessoas vão continuar precisando ter representantes. Nesse momento a população não acredita em quase ninguém, mas também surgem novas possibilidades. A população quer acreditar em alguém que seja e faça diferente”.

Ele observa que, no entanto, não deve-se estabelecer essa linha de pensamento. “É honroso, é nobre, alguém se predispor a ser candidato, porque é ser condutor da história de um povo, de uma geração. Infelizmente, sujaram a atividade política".

Com a pretensão de fazer a formação política dos pré-candidatos do partido para atuarem na política, o PV está realizando neste sábado  (19), um encontro estadual com um curso para informar sobre a nova legislação eleitoral e estratégias de gestão, por exemplo.

A vereadora Teresa Britto (PV) diz que muitos dos pré-candidatos e militantes do partido desconhecem a normas eleitorais e que o curso vem para trazer esclarecimentos.

"Temos muito pré-candidatos no Piauí e é importante informar e que eles saibam sobre a legislação vigente. Queremos uma campanha decente, então nada melhor do que formar politicamente os nossos pré-candidatos", explicou a presidente regional do PV no Piauí.

O curso é promovido pela Fundação Verde e acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal de Teresina.

 

Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais