Cidadeverde.com

Cineas visita escolas de dança e de música do Piauí após reforma

Imprimir

Netse sábado(26), o Feito em Casa visitou a Escola de Dança e a Escola de Música do Piauí que, recentemente, passaram por uma reforma. Os espaços estão atraindo um número cada vez maior de alunos, a maioria crianças e jovens.

Na Escola de Música, Cineas conversou com o diretor e maestro Aurélio Melo, que narrou um pouco a história da criação do local. Segundo ele, tudo começou há 35 anos e partiu de um sonho do maestro Reginaldo Carvalho. "Essa escola começou numa casa na Pires de Castro, depois veio para o Centro[Artesanal]. Plantamos bem e estamos colhendo", disse.

O maestro lembrou que grandes músicos passaram pela escola e citou Erisvaldo Borges, Patrícia Mellody e Chagas Vale, ressaltando a qualidade do trabalho que é feito no local. "O movimento musical de Teresina pode ser contado em duas etapas, uma antes da escola e outra depois", falou, acrescentando que antes existiam músicos que tocavam na noite, mas não sabiam ler uma cabeça de nota, embora donos de uma musicalidade muito fértil e muito boa. Hoje, segundo Aurélio, os músicos que saem da escola sabem criar seu próprio arranjo.

O diretor frisou ainda que a Escola reconhece a grande contribuição dos músicos que existiam antes do espaço e que alguns estão sendo homenageados com os nomes em salas.

Ao final da entrevista, Aurélio Melo afirmou que agora, após a reforma, a escola tem um espaço definitivo, inclusive, com um nome: "Possidõnio Queiroz", uma homenagem ao músico de Oeiras, considerado por ele um fenômeno, pois nunca saiu de sua cidade para lugar nenhum e criou grandes obras, como valsas.

Já na Escola de Dança, definida por Cineas como "usina de vôo", referindo-se à liberdade de uma borboleta que os passos do balé proporcionam, o apresentador destacou o número de pessoas que buscam o espaço. São 850 alunos matriculados para o balé, mais grupos de idosos que fazem dança de salão, e ainda, o trabalho inclusivo com poratdores de necessidades especiais, como cadeirantes, surdos e mudos e pessoas com sindrome de Down. Sobre esse trabalho Cineas ressaltou: "A arte salva, a arte eleva o espírito, a arte transforma". 

A  Escola de Dança do Piauí existe há 31 anos e foi criada por um grupo de artistas, entre eles, os bailarinos Frank Lauro e Hely Batista. O espaço leva o nome da bailarina Lenir Argento, precusora de dança no Estado, que formou grandes talentos.

Assista na íntegra a reportagem nas escolas de dança e de música do Piauí!


Marcelo Lopes
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais