Cidadeverde.com

Com ippon, Guilheiro fatura o segundo Bronze Brasileiro

Imprimir
A segunda medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 tem o mesmo dono da primeira de Atenas-2004: Leandro Guilheiro. Único medalhista do judô do país a voltar aos Jogos Olímpicos após quatro anos, o paulista voltou nesta segunda-feira ao pódio, para receber sua segunda medalha de bronze.



A conquista, porém, tem um gosto ainda mais especial para ele. O ciclo olímpico para a competição chinesa foi marcada por uma série de lesões. Desde 2004, o judoca sofreu três cirurgias, quatro problemas físicos sérios e não conquistou nenhum título importante fora do país.

Após as Olimpíadas de 2004, Guilheiro operou o pulso e o quadril, lesões antigas que incomodavam desde antes dos Jogos. Na seqüência, foi a vez do ombro, contundido quando ele forçou a volta das duas cirurgias anteriores, e mais uma vez foi para a mesa de operação.

Depois, teve problemas sérios nas costas. Com hérnia de disco, foi prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e lutou mal no Mundial do Rio, ambos em 2007. Em 2008, porém, passou incólume, sem nenhum problema físico mais grave.

Ele mostrou isso em Pequim. Venceu suas duas primeiras lutas, e só perdeu na terceira, ao encontrar o campeão mundial Ki Chun Wang, da Coréia do Sul. Não foi páreo para o judoca de 19 anos. Mostrou garra, levou o combate para o golden score, mas foi eliminado ao sofrer um waza-ari.

Foi jogado para a repescagem e, lá, recuperou a força. Na primeira luta, passou pelo uzbeque Shokir Miminov, por ippon. Na final da chave dos perdedores, o rival foi o ucraniano Gennadii Bilodid, que evitou o confronto e acabou eliminado, com quatro punições.

Já o combate final foi encerrado em grande estilo pelo brasileiro. Guilheiro mostrou muita velocidade para aplicar um belo seoi-nague sobre o iraniano Ali Malomat e ficar com o terceiro lugar após 23 segundos de luta.

Antes do bronze, ele já tinha tido uma de suas melhores temporadas no circuito europeu. Em três torneios disputados, ficou com o bronze em dois, nas Super Copas do Mundo de Hamburgo e de Moscou.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: