Cidadeverde.com

Prisões por fraudes contra os idosos crescem quase 40% no Piauí

Imprimir
Foto: Cidadeverde.com

Marllos Sampaio: ação preventiva para evitar fraudes contra aposentados

 
Depois da realização da Operação "Refin", que prendeu acusados de fraudar idosos no norte Piauí no refinanciamento de empréstimos consignados, a Delegacia do Idoso contabilizou um acréscimo de 37,5% no número de prisões realizadas em Teresina. Em todo o ano de 2007, 48 pessoas foram detidas acusadas de lesar aposentados. Já até semana passada, no oitavo mês do ano, foram 66 prisões. E a previsão é de que esse número vá aumentar. Por isso, ações preventivas começam a ser implementadas.
 
De acordo com o delegado Marllos Sampaio, só em Teresina foram 498 empréstimos fraudulentos registrados neste ano. No Piauí, mais de dois mil. Com a constatação de que mais de 70% dos casos estão no interior do Estado, a delegacia resolveu investir na zona rural, e nesta semana passou a visitar comunidades da Grande Teresina. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Sasc -, a delegacia distribui cartilhas para idosos.
 
Foi na zona rural do norte do Estado, em especial nas cidades de Esperantina e Luzilândia, que os presos na Operação "Refin" atuavam. Pessoas com menos instrução são vítimas mais fáceis não só pela ingenuidade, mas também pela distância que precisam percorrer para ir até a capital e fazer sua denúncia. "Estamos distribuindo inicialmente cerca de duas mil cartilhas e regiões próximas de Altos e Demerval Lobão e temos a intenção de expandir. Ainda temos muitos casos na capital, mas são pessoas com mais consciência e acesso mais rápido à delegacia", explicou Marllos.
 
O delegado tem visitado rádios comunitárias para orientar aposentados a evitarem fazer empréstimos ou ceder documentos a estranhos. Com o aumento certo nas prisões em 2008, Marllos espera que em 2009 as prisões diminuam em função dos crimes evitados com o trabalho preventivo. "Só o trabalho repreensivo não adianta", concluiu o delegado.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: