Cidadeverde.com

JVC visita o Perímetro Irrigado e promete ajuda à Alvorada do Gurguéia

Imprimir

Há 40 anos, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas ? DNOCS iniciou um projeto na região onde hoje se encontra o município piauiense de Alvorada do Gurguéia. Foram investidos o equivalente a R$ 450 mil no Perímetro Irrigado de Alvorada do Gurguéia, que iniciou com a proposta de utilizar 1800 hectares de área para plantação de frutas e verduras. Hoje, apenas 600 hectares de terra são irrigáveis e utilizadas pelas 400 famílias beneficiadas no plantio de banana, côco, melancia, feijão, dentre outros. Nesse final de semana, o senador João Vicente Claudino esteve na região, juntamente com o deputado estadual e Secretario da Defesa Civil, Fernando Monteiro e o Diretor do Dnocs no Piauí, José Carvalho.
 
De acordo com os produtores da região, o projeto, mesmo utilizando menos de 50% do espaço reservado para o fim, abastece a região sul do Estado, Teresina, Picos e algumas cidades do Maranhão. Segundo eles, o empenho de políticos agora é essencial para que o projeto continue ou, ainda, se amplie, já que a região é essencialmente agrícola e necessita da iniciativa para a subsistência de quase todas as famílias da região. De acordo com a gerente do projeto, Ineuza Lima, o sistema de irrigação do local está desgastado e precisa ser atualizado. Além disso, o projeto não tem um banco de sementes que facilite o trabalho das famílias.
 
?Nos queremos fazer essa parceria com o Senador, para que possamos readequar o sistema de irrigação do projeto para um mais moderno e eficiente e assim, podermos concluí-lo, ampliando o trabalho das famílias já beneficiadas e ajudar outras mais?, explica o diretor do Dnocs no Piauí, José Carvalho. ?Essa parceria servirá para explorarmos com responsabilidade e compromisso em cada região os recursos naturais do nosso Estado?, concluiu.
 
João Vicente afirmou aos agrônomos que levará a situação à presidência do Dnocs e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, para que alguma providencia seja legalmente tomada. ?Esse projeto é muito importante para as famílias da região e pode beneficiar ainda mais e ajudar no desenvolvimento do Estado e das cidades dessa região?, explicou o senador. ?Temos aqui todas as condições necessárias para dar maior qualidade de vida para este povo. O que é preciso agora é compromisso?, completou.
 
Fonte: Assessoria
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: