Cidadeverde.com

Tiago Camilo dá o terceiro bronze ao Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim

Imprimir

Um dos favoritos ao título da categoria até 81 kg no judô dos Jogos Olímpicos de Pequim, o brasileiro Tiago Camilo, 26, conquistou nesta terça-feira a medalha de bronze ao vencer o holandês Guillaume Elmont, com um ippon por imobilização.

Essa foi a segunda medalha olímpica do judoca. Com 18 anos, ele surpreendeu ao ficar com a prata na categoria até 73 kg em Sydney-2000.

O pódio de Camilo é o terceiro do Brasil em Pequim. Os dois anteriores também haviam sido obtidos com terceiras colocações em competições de judô, Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros foram responsáveis pelos feitos.

Diante de Elmont, campeão mundial em 2005, o judoca nacional saiu atrás ao sofrer uma punição, mas conseguiu um wazari e, na seqüência, um ippon por imobilização.

O brasileiro chegou credenciado à China por ser o atual campeão e o melhor judoca do Mundial do ano passado, disputado no Rio de Janeiro. Em seus dois primeiros combates, diante do japonês Takahi Ono e do iraniano Hamed Malek, ele comprovou seu favoritismo.

O obstáculo ao ouro de Camilo surgiu nas quartas-de-final. O judoca nacional foi dominado pelo alemão Ole Bischoff e sofreu um golpe perfeito, que o tirou da disputa pelo primeiro lugar.

Enviado para a repescagem, o brasileiro ainda bateu o norte-americano Travis Stevens e o britânico Euan Burton antes de encontrar Elmont.

Com as três medalhas conquistadas em Pequim, o judô isolou-se como o esporte responsável pelo maior número de pódios para o Brasil em Olimpíadas: 15 no total, contra 14 da vela e 13 do atletismo.

No entanto apenas dois judocas brasileiros foram campeões olímpicos: Aurélio Miguel, em Seul-1988, e Rogério Sampaio, quatro anos mais tarde, nos Jogos de Barcelona.

FEMININO
A medalha de ouro na categoria até 63 kg para mulheres foi conquistada pela japonesa Ayumi Tanimoto, que derrotou a francesa Lucie Decosse. A holandesa Elisabeth Willeboordse e a norte-coreana Ok Im Won ficaram com os bronzes.
A brasileira Danielli Yuri, que representou o país na categoria, perdeu logo na sua estréia para sul-coreana Jayoung Kong.
 
 
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: