Cidadeverde.com

Teresina faz reestruturação no tratamento contra câncer

Imprimir

Hoje, 08 de abril, é marcado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Em meio à simbologia da data, Teresina registra avanços na área da oncologia: a Secretaria Municipal de Saúde promoveu junto ao Hospital São Marcos uma maior organização do atendimento, com a utilização eficiente da fila eletrônica. Com a nova estruturação, não há mais a necessidade do paciente formar fila em frente ao hospital. O objetivo da ação é atender mais pacientes com maior rapidez e qualidade.

 O secretário municipal de saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, destaca outras melhorias implementadas no tratamento do câncer. “O SUS custeia integralmente o atendimento no Hospital São Marcos e, recentemente, houve maior liberação de recursos para a oncologia, possibilitando a oferta de grande quantidade de consultas e exames. Assim, pudemos solicitar ao Hospital a oferta, por meio do SUS, de maior número de exames de imagens radiológicas, a exemplo das ultrassonografias, tomografias e ressonâncias”, afirma.
 
Somente no ano de 2015, 3.788 pessoas foram diagnosticadas com câncer no Hospital São Marcos. Desse total 1.658 são do sexo masculino e 2.130 do sexo feminino. Tendo por critério a faixa etária, no sexo masculino o grupo com maior incidência da doença correspondeu aos maiores de 70 anos de idade, seguidos dos homens com idade entre 60 e 70. No sexo feminino em primeiro lugar estão mulheres com idades entre 50 e 60, em segundo lugar estão aquelas com idade compreendida entre 60 e 70 anos.
  
A estatística revela também os tipos de câncer mais frequentemente diagnosticados no hospital em 2015. No sexo feminino, excluindo o câncer de pele não melanoma, em primeiro lugar está o câncer de mama, em segundo o de colo de útero, em terceiro o da glândula tireóide, em quarto o de brônquios e pulmões e, por último, em quinto lugar, o de cólon. No sexo masculino, também excluindo o câncer de pele não melanoma, em primeiro lugar está o câncer de próstata, em segundo o dos brônquios e pulmões, em terceiro o de estômago, em quarto o do reto e em quinto o de esôfago. 
 
Rosélia Cardoso, coordenadora administrativa do Hospital São Marcos, explica sobre o acesso ao tratamento oncológico. “A suspeita ou confirmação da doença pode ocorrer através do atendimento prestado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O paciente é encaminhado ao médico especialista em oncologia, tendo sua consulta agendada na própria unidade de saúde. Posteriormente, ele se dirige à ala D (ala oncológica) do Hospital São Marcos, munido da documentação necessária e exames comprobatórios”, explica.
 
Definição
De acordo com Pollyana Cardoso, médica oncologista do Hospital São Marcos, “o câncer é definido como proliferação exagerada de células no organismo, com capacidade de invasão de tecidos, prejudicando o equilíbrio do hospedeiro e podendo levar à morte. É resultante da junção de fatores predisponentes genéticos e ambientais. Quarenta por cento dos casos podem ser evitados”. Diante do diagnóstico da doença o médico decidirá qual o tratamento mais adequado, o que dependerá, dentre outros fatores, do tipo histológico do câncer, da extensão e localização da doença.
 
Tratamento
 
Segundo Pollyana Cardoso, o hospital, por meio do SUS, dispõe das mais variadas modalidades de tratamento do paciente diagnosticado com câncer, que consiste em quimioterapias (tratamento medicamentoso), radioterapias (liberação de radiação no local do tumor) e/ou cirurgias. “O hospital é resolutivo, disponibiliza os exames para diagnóstico e segmento e possui uma equipe multiprofissional capacitada para tratar todo tipo de tumor. O tratamento é completo”, conta Pollyana Cardoso.
   
Atendimento será descentralizado 

A partir do primeiro semestre de 2016 o Hospital Universitário (HU-UFPI), localizado em Teresina, contará também com tratamento em oncologia, inicialmente realizando procedimentos cirúrgicos e quimioterapias. Na última quinta-feira (07) foi publicada portaria do Ministério da Saúde, nº 612/2016, que estabeleceu recurso anual no montante de R$ 12 milhões destinados à área de oncologia daquele hospital.
 
Histórias de superação
Uma das pessoas beneficiadas com o tratamento de câncer no HSM é Teresinha de Jesus Silva, 58 anos, diagnosticada com câncer de mama. Ela conta que tinha medo de fazer mamografia e, quando fez, foi detectada a anormalidade. “Para iniciar o tratamento aqui foi tudo rápido. Fiz quimioterapia e depois cirurgia para retirada total da mama. Hoje sou recém-cirurgiada e feliz. Minha filha, Tatiane Bacelar, me acompanha desde o início. Eu gosto tanto daqui que digo a ela vamos passear no hospital?”, relata.
 
Tatiane Bacelar, filha e acompanhante da dona Teresinha, relembra a data que a mãe foi diagnosticada com câncer. “Quando eu descobri, foi um impacto. A gente pensa que não é forte, mas vem uma força sobrenatural, vinda de Deus. Ter fé é o segredo. Minha mãe fez a cirurgia e optou por não realizar a reconstrução mamária, que também é disponibilizada pelo SUS. Aqui o tratamento é excelente, os profissionais são qualificados e nos sentimos bem acolhidas”, diz. 
 
Como prevenir o câncer 

1.Não fumar
2.Não ingerir bebida alcoólica
3.Evitar obesidade
4.Evitar sedentarismo, por meio da prática de exercícios físicos
5.Manter dieta saudável
6. Proteger-se de doenças sexualmente transmissíveis (mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero são relacionados ao HPV)
7. Evitar exposição exagerada ao sol.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais