Cidadeverde.com

Candidato mora em São Paulo e disputa prefeitura no Piauí

Imprimir
O juiz da comarca de Avelino Lopes, 819 quilômetros ao sul de Teresina, indeferiu o pedido de candidatura a prefeito de Dióstenes José Alves (PTB), conhecido na cidade como "Boi na Brasa". Segundo seus opositores, o candidato mora em São Paulo, e por três eleições seguidas deixou de votar no município. Na última delas, além de não justificar o voto, só pagou a multa passado o prazo para o registro de candidaturas.
 
Dióstenes teria justificado a ausência nas duas eleições anteriores, mas perdeu o prazo para justificar ausência no dia 7 de maio. A multa para regularizar o título, de acordo com dados do cartório de Avelino Lopes, só foi paga em julho, depois do pedido de registro de candidaturas. Sem o título de eleitor regularizado, Dióstenes e qualquer cidadão perdem seus direitos políticos. Não podem, portanto, se candidatar a qualquer cargo eletivo.
 
"Se o TRE liberar um eleitor com esse problema para ser candidato, todo mundo pode entrar com recurso para ter seu título liberado para ser apto a votar", disse ao Cidadeverde.com o vereador Demerval Barbosa Santos, do PMDB, que apóia o atual prefeito Anfolófio Neto (PPS). Presidente do partido em Avelino Lopes, Salvador Miranda disse que a coligação não vai interferir na questão, e que a ação foi impetrada pelo Ministério Público Estadual. Anderson Gama  (PCdoB) tem postura semelhante.
 
Em Avelino Lopes, reina a incerteza. Enquanto adversários do "Boi na Brasa" divulgam pela cidade cópias do que seria a decisão do juiz de Teresina, confirmando a indeferimento do registro de candidatura, aliados de Dióstenes desmentem a informação aos populares, afirmando que trata-se da decisão tomada pelo juiz local, e ainda cabe recurso da mesma em Teresina e até Brasília.
 
O Cidadeverde.com tentou localizar Dióstesnes, ou outro aliado em Avelino Lopes, mas não obteve sucesso. Da mesma forma, buscou contatar o advogado do PTB Estadual, Moacyr Leal, e não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: