Cidadeverde.com

Mais de 2.000 mutuários podem perder casas no PI

Imprimir
Aproximadamente 2.200 pessoas podem perder suas casas por não terem cumprido um acordo firmado entre governo do Estado e o Banco Família Paulista.
 
Em 2005, foi realizado um financiamento dos imóveis entre o governo do Estado, o Banco Família Paulista e 4 mil pessoas em todo o Piauí. Na ocasião, o governo quitou as residências e ficou acordado que os os mutuários deveriam pagar uma contrapartida de R$ 1.072 dividida em 72 vezes. Agora, a Emgerpi (Empresa de Gestão de Recursos do Piauí) está responsável pela negociação com os mais de dois mil inadimplentes em todo o estado que não regularizaram sua situação.

Segundo Lucile Moura, presidente da Emgerpi, estas pessoas serão notificadas e estão sendo divulgadas listas com o nome dos mutuários devedores. Eles têm até o próximo dia 23 para quitar todo o débito. Caso isso não ocorra, os imóveis devem ir a leilão.
 
Teresina
A Emgerpi deve leiloar na primeira quinzena de setembro 234 casas de mutuários que ainda não cumpriram seus contratos firmados com a antiga Cohab. "Esses são imóveis de pessoas que não negociaram conosco e para eles, agora, só resta agora arrematar para permanecer nas casas", diz Lucile.
 
Mudança
A Emgerpi assumiu há cerca de um mês todos os contratos de financiamento de imóveis realizados pelo IAPEP e a Cohab, fato que está causando uma espécie de reavaliação nos cadastros. Um fato curioso é que de aproximadamente 200 contratos já revisto, foi constatado que dois mutuários não só haviam quitado suas dívidas como ainda continuaram a ter debitado em seus contra-cheques. ?Vamos levantar o valor exato para saber quanto a mais essas duas pessoas pagaram para ver a forma de ressarcí-las?, garante Lucile Moura acrescentando que isso faz parte de um processo de reorganização dos banco de dados.
 
 

 

Flash de Carlos Lustosa (da Emgerpi)
Redação de Conceição Santos
Fotos de Carlos Lustosa
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: