Cidadeverde.com

Agência das Águas aprova construção de hidrelétricas no PI

Imprimir

O governador Wellington Dias esteve em audiência, realizada em Brasília nessa terça-feira (12), com o presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), José Machado, onde ficou acordada a proposta de construção das cinco hidrelétricas e cinco eclusas no Rio Parnaíba, previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), beneficiando o Piauí e Maranhão. A ANA autorizou o uso da água do Parnaíba para hidrelétrica.

As cinco hidrelétricas garantem a geração de energia, fomentam o turismo e permitem ainda o controle de água, ampliando o volume de água para uso na irrigação.
 

O governador disse ainda que, no anúncio do próximo leilão do Ministério das Minas e Energia, previsto para setembro, já deve sair algumas das hidrelétricas do Parnaíba. ?Com a construção das hidrelétricas com as eclusas, o Rio Parnaíba terá navegabilidade até Teresina?, afirma, explicando ainda que em Teresina há ferrovia ligando aos portos de Fortaleza e São Luís. Portanto, com as hidrelétricas, o Piauí ganha a hidroferrovia.

Sobre Boa Esperança, o governador informou que o Ministério dos Transportes autorizou a licitação para restauração da eclusa e a implementação de equipamentos.

Nesta quarta-feira (13), o governador permanece em Brasília, onde tem audiência no Ministério da Saúde para discutir a implantação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Teresina, e um encontro com o presidente dos Correios e com a Casa Civil.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: