Cidadeverde.com

Vacinação contra vírus H1N1 começa dia 30 em Teresina

Imprimir

Teresina vai iniciar a campanha de vacinação contra o vírus Influenza no próximo sábado (30). A capital recebeu 77 mil doses. A imunização para profissionais de saúde teve início no dia 15 de abril. O  Dia D de Mobilização terá com ponto de concentração da Unidade Básica de Saúde Leônidas Antônio Deolindo, no bairro do Saci, zona Sul da cidade.

A campanha vai até o dia 15 de maio. Além dos profissionais de saúde, fazem parte do grupo prioritário para receber a dose da vacina contra gripe: crianças de 6 meses a 5 anos, maiores de 60 anos, grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas, população privada de liberdade, funcionários de sistemas prisionais e pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão e outros).

A imunização serve contra o vírus Influeza A H1N1, o vírus Influenza A H3N2 e o vírus Influenza B. A FMS de Teresina tem como meta, preconizada pelo Ministério da Saúde, vacinar 173.058 pessoas contra Influenza. Desse total são 20.894 crianças de 6 meses a 2 anos, 35.401 crianças de 2 a 4 anos, 13.402 trabalhadores de saúde, 10.447 gestantes, 1.717 puérperas, 70.481 idosos e 20.716 pessoas com comorbidades.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
 
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: vacinaH1N1