Cidadeverde.com

Câmara aprova comércio aos domingos;sindicato pedirá veto

Imprimir

Carlos Filho: emenda polêmica

O que parecia ser o último dia de uma polêmica ganhou fôlego na tarde desta quarta-feira (13). Quando comerciários lotaram o plenário da Câmara Municipal aguardando a regulamentação o funcionamento do comércio aos domingos, o vereador Carlos Filho (PTB) apresentou emenda modificando o projeto. O Sindicato não gostou, e a história que se arrasta há meses promete ganhar novos capítulos nos próximos dias.
 
O projeto original iria possibilitar a abertura do comércio aos domingos mediante negociação entre as partes - trabalhadores e patrões. A emenda aprovada pelos vereadores, que lotaram o plenário mesmo em plena campanha eleitoral, faz com que o comércio funcione, mas respeitando os acordos coletivos. O Sindicato dos Comerciários protestou na hora.
 
"Quando você coloca mediante regulamentação, você está acertando quais são os domingos que vão ser negociados. Como é o caso dos shoppings, das farmácias, dos supermercados. Agora, da forma como foi proposto, não atende aos acordos que foram feitos entre sindicato, Prefeitura, e setor patronal", disse Célio Costa, assessor jurídico do Sindicato, que já anunciou reação da categoria.
 
"Nós vamos conversar com os prefeitos e os vereadores para que se vete e coloque novamente para votação em plenário" , completou Célio. O projeto só poderá ser sancionado pelo prefeito Sílvio Mendes após as eleições.

Os comerciários já tiveram neste ano milhares de exemplares do jornal Balcão apreendidos por determinação da Justiça Eleitoral. A publicação acusava vereadoras e o prefeito Sílvio Mendes de atrasar a votação do projeto. Na semana passada, as comissões aprovaram o projeto sem restrições, em encaminharam o mesmo para pauta.
 
Eli Lopes (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: