Cidadeverde.com

Hospital de Urgência de Teresina vacina contra a rubéola

Imprimir

Um posto de vacinação contra a Rubéola está funcionando no Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha que fica no Bairro Redenção. A vacinação é aberta ao público e funciona de segunda a sexta-feira no horário das 8 da manhã às 5 da tarde. A campanha de vacinação contra a Rubéola será encerrada no dia 12 de setembro.

A Fundação Municipal de Saúde tem como meta vacinar 302.570 homens e mulheres de 20 a 39 anos contra a rubéola. A meta foi definida pelo Ministério da Saúde e corresponde a 100% da população teresinense nessa faixa etária. Para atingir a cobertura vacinal a FMS recebeu 363.090 doses da vacina e montou cerca de 300 postos de vacinação em toda a capital.
 
Todas as pessoas precisam ser vacinadas contra a doença, apenas as mulheres grávidas ou que pretendam engravidar nos próximos 30 dias não poderão ser imunizadas. "Homens e mulheres precisam tomar a vacina, até quem já teve a Rubéola precisa ir ao posto de vacinação e ser imunizado" explicou a coordenadora de ações assistenciais da FMS, Dra. Amaríles Borba.
 
A Rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita constituem num grave problema de saúde pública, com custos significativos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A doença é causada por um vírus e é extremamente contagiosa. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por via respiratória.

Os sintomas da rubéola são: febre baixa (até 38°), aumento dos gânglios linfáticos no pescoço, manchas cutâneas rosadas que inicialmente surgem no rosto e evoluem rapidamente em direção aos pés, desaparecendo em até 5 dias. Outros sintomas são: vermelhidão nos olhos, dor muscular das articulações, de cabeça e dos testículos, pele seca e congestão nasal com espirros.
 
Quando o vírus da Rubéola acomete mulheres grávidas invade a placenta e infecta o embrião, especialmente durante os três primeiros meses de gestação causando aborto, morte fetal e parto prematuro. O bebê que nasce com a Síndrome da Rubéola

Congênita pode apresentar problemas cardíacas, cerebrais e oculares. A criança pode apresentar também cegueira, surdez, retardo mental, diabetes, autismo e degeneração do sistema nervoso central, que perduram por toda vida.


Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: