Cidadeverde.com

Vereadores de Teresina tentam cortar um dia de serviço nas eleições

Imprimir
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Ferreira diz que a tendência é das ausências na Câmara continuarem

 
Depois da Câmara Municipal de Parnaíba aprovar o recesso de todos os vereadores até o final das eleições de outubro, foi a vez dos parlamentares de Teresina tentarem dar um jeito para facilitar a vida durante a campanha eleitoral. Na tarde desta quinta-feira (13), a Mesa Diretora propôs reduzir o número de sessões durante a semana de três para duas, até o fim das eleições. Polêmica, a medida provocou discussão entre parlamentares, e acabou tudo ficando como está.
 
O presidente da Casa, José Ferreira (PSDB) disse que as faltas só aumentaram no período eleitoral. O corregedor da Câmara, Valdinar Pereira (PP), diz que as ausências são em média de sete por sessão, de 21 parlamentares eleitos pelo povo para o exercício do mandato. O principal motivo de justificativa das faltas, segundo Ferreira, é a chamada "força maior", algo muito subjetivo. Nenhum sofreu desconto no salário por conta das ausências. 

"É desumano e desigual enquanto os candidatos estão presentes na Câmara muitos estão justificando seu voto dizendo que estão doentes, quando possivelmente estão fazendo campanha", declarou Ferreira.
 
Olésio Coutinho (PSDB) reagiu e disse que se for para diminuir o número de sessões, que os parlamentares trabalhem apenas uma vez por semana. Teresa Britto (PV) foi contrária. Odaly Medeiros (PT) apresentou contraproposta par que o número de sessões fosse mantido, todas as terças, quartas e quintas-feiras, mas as mesmas tivessem seu horário de abertura antecipado de 16h30min para 15h30min.
 
No dia em que as ausências foram uma exceção - só quatro faltaram -, a discussão não chegou a um consenso, e tudo permanecerá como está, pelo menos até que outra proposta seja apresentada. José Ferreira ainda defende a idéia, e diz que a mudança não vai prejudicar nenhum projeto, já que não existem propostas de maior importância a serem votadas. No entanto, as faltas continuarão a existir.

Yala Sena (flash da Câmara)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: