Cidadeverde.com

Comunidade universitária se mobiliza por autonomia da Uespi

Imprimir

Professores, servidores e estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vão realizar uma campanha em prol da autonomia financeira da Instituição, que hoje carece de recursos do Estado para funcionar. A intenção é mobilizar a comunidade acadêmica para que o Orçamento Geral do Estado de 2009 garanta o financiamento integral da universidade, atualmente dependente da arrecadação de taxas, mensalidades e prestação de serviços para se manter.

No Orçamento de 2008, por exemplo, o governo do Piauí apresentou previsão de investimento de apenas R$ 37 milhões de recursos do tesouro estadual, deixando a tarefa da Universidade arrecadar, através de taxas, serviços e convênios, R$ 19 milhões.

O início da campanha por um melhor orçamento para 2009 acontece na próxima terça-feira (19), às 9h, no auditório do Palácio Pirajá, com o debate "Financiamento Público e Autonomia da Uespi". O evento é promovido pela Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), Sindicato dos Servidores da Uespi (Sintuespi) e Centros Acadêmicos, com o apoio do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior) Regional Nordeste I.

O debate terá a presença da professora Lighia Brigitta Horodynsky Matsushigue, professora da USP, e diretora do Andes Regional SP. Ela faz parte do Grupo de Trabalho de Política Educacional do Andes. O deputado João de Deus, líder do governo na Assembléia Legislativa, também participará do debate.

De acordo com o presidente da Adcesp, Daniel Solon, é obrigação do Estado arcar com o financimento integral da universidade. "Na Uespi, por conta da falta de autonomia financeira e orçamento digno, os estudantes pagam taxa pra tudo, desde matrícula até uma simples declaração. Somos totalmente contrários as  cobranças, inclusive de mensalidades de cursos de especialização. O Estado deve respeitar o princípio constitucional de garantia de gratuidade do ensino público", afirma Daniel Solon.
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: