Cidadeverde.com

César Cielo ganha ouro na disputa dos 50 metros livre

Imprimir
Um dia histórico para a natação brasileira. A primeira medalha de ouro do País nos Jogos Olímpicos de Pequim foi conquistada por um guerreiro. Na manhã deste sábado (horário chinês), o paulista César Cielo Filho venceu de maneira espetacular a disputa dos 50 metros livre ao cravar a marca de 21s30 - novo recorde olímpico. É a primeira medalha dourada da natação verde-e-amarela em todas as edições das Olimpíadas - até então, o Brasil tinha três pratas e sete bronzes.



 Natural de Santa Bárbaro d'Oeste, César Cielo chegou sem muitos holofotes em Pequim. A maior parte da imprensa brasileira focou a atenção no carioca Thiago Pereira, que havia conquistado seis medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Thiago deixou Pequim com um quarto lugar nos 200 metros medley como melhor resultado. Cielo acumulou duas medalhas.

Além do ouro nos 50 metros, a prova mais rápida da natação, o brasileiro levou o bronze nos 100 metros livre, a competição mais charmosa. Quando ficou em terceiro, Cielo foi superado pelo francês Alain Bernard e pelo australiano Eamon Sullivan. Nos 50 metros, o paulista deu o troco e venceu os dois com sobra - até então, Sullivan é dono do recorde mundial, com 21s28.

Cielo, que tem o ritual de dar tapas no peito antes de pular na piscina (para "despertar"), teve uma evolução fantástica em Pequim. Durante as semifinais dos 100 metros, o brasileiro chegou a pensar que havia ficado de fora da final, pois não tinha marcado um bom tempo (48s16). No entanto, o nadador entrou na oitava e última vaga e foi para decisão, onde levou o bronze com 47s67.

Depois de conquistar a primeira medalha, o nadador de 21 anos se encheu de entusiasmo e disse que "ganharia o ouro nos 50 metros". Muitos riram dele. Mas foi com esta confiança que Cielo bateu o recorde olímpico por duas vezes durante as eliminatórias. Na decisão, o "desconhecido" Cielo já chamava a atenção da imprensa mundial e dos adversários, que nada puderam fazer para impedi-lo de triunfar.

César Cielo mora e estuda nos Estados Unidos, na Universidade de Aurbun. Thiago Pereira e Kaio Márcio (nado borboleta), que eram as grandes esperanças do Brasil em Pequim, moram e treinam no País. Não é por acaso que os norte-americanos dominam a natação mundial e produzem "atletas perfeitos" como Michael Phelps. O técnico de Cielo nos EUA, o australiano Brett Hawke, já havia alertado que o brasileiro seria o homem mais rápido do mundo.

As provas no Cubo D'Água em Pequim terão continuidade neste domingo (noite de sábado no Brasil). A natação brasileira encerrou a sua participação com Cielo. O único destaque, agora, será Michael Phelps, que tentará ganhar o oitavo ouro no revezamento 4 x 100 metros medley para superar o recorde do também norte-americano Mark Spitz, que levou sete medalhas douradas nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

 

RESULTADO FINAL DOS 50 METROS LIVRE

1.º Cesar Cielo Filho (BRA) - 21s30 (Recorde olímpico)

2.º Amaury Leveaux (FRA) - 21s45

3.º Alain Bernard (FRA) - 21s49

4.º Ashley Callus (AUS) - 21s62

5.º Ben Widman-Tobriner (EUA) - 21s64

6.º Eamon Sullivan (AUS) - 21s65

7.º Roland Schoeman (AFS) - 21s67

8.º Stefan Nystrand (SUE) - 21s72
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: