Cidadeverde.com

Rio 2016: COI suspende 31 atletas por doping após reanálise

Imprimir

Uma reanálise usando as últimas tecnologias disponíveis de 454 amostras conservadas desde os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, descobriu 31 novos positivos por doping, e os atletas correspondentes serão suspensos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de participar dos Jogos do Rio.

Os novos casos de doping são relativos a atletas de 12 países e seis modalidades, afirmou o COI em comunicado divulgado nesta terça-feira, sem divulgar mais detalhes. Os comitês olímpicos nacionais dos suspensos serão informados "nos próximos dias".

O Comitê Executivo do COI, reunido de forma extraordinária, decidiu abrir os procedimentos para anular os resultados obtidos por esses atletas e puni-los pelo doping.

As novas análises foram efetuadas de "maneira proposital" em amostras antigas de atletas "potencialmente suscetíveis de participar dos Jogos do Rio", indicou o COI na nota.

Com o objetivo de conseguir que a próxima edição dos Jogos Olímpicos seja a mais limpa possível, o COI também reanalisará 250 amostras colhidas durante a disputa Jogos de 2012, em Londres.

Em todos os casos, se os resultados dos exames representarem a perda de medalhas, o COI também fará uma nova análise das amostras dos atletas que podem ser beneficiados pelo doping dos adversários.

O Comitê Executivo do COI, diante das suspeitas em torno do laboratório antidoping dos Jogos de Inverno de Sochi, em 2010, pedir à Agência Mundial Antidoping (AMA) para abrir uma investigação. Além disso, o órgão irá pedir o laboratório de Lausanne, onde ficam armazenadas as amostras durante dez anos, que as analise "com os métodos mais sofisticados e eficientes possíveis".

Essas medidas, disse o presidente do COI, Thomas Bach, são um "golpe determinante contra os trapaceiros" e mostram "que os dopados não têm onde se esconder".


Fonte: EFE

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais