Cidadeverde.com

Teresina faz 156 anos com público jovem, católico e mestiço

Imprimir
Aos 24 anos, Alanna Ravena Alves de Hollanda é a síntese de um povo. Sua pele mestiça acobreada pelo sol de Teresina é a mostra perfeita da mistura de povos existente no Piauí. Além disso, Alanna é o exemplo do cidadão médio entre as 715.360 mil pessoas que formam a população da capital piauiense, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 

 
A casa onde a jovem mora com mais cinco familiares situa-se no bairro Itararé, o mais populoso de Teresina onde vivem 37.899 habitantes, segundo dados do Censo 2007. Na residência, a família faz o possível para tentar se manter com a renda inferior a três salários mínimos, igual a 111.395 outros núcleos familiares que compõem a maioria da população da cidade.
 
Tal qual 86% dos teresinenses, Isabel afirma ser católica e provavelmente vai à missa na Igreja próxima à sua casa para agradecer a São Francisco de Assis o fato de ter conseguido seu emprego no comércio, setor responsável pela absorção de 20% mão de obra em Teresina, ao todo, são 55.105 que trabalham neste ramo. 
 

 
Alanna já tem namorado e podemos dizer que ela conseguiu vencer uma pequena disputa para ter seu amor e ser bem sucedida no jogo da sedução. Afinal, existem em Teresina 115 mulheres para cada 100 homens.

Ao descobrir que tinha tanta coisa em comum com a maioria da população, a jovem logo se manifestou: "Isso é muito legal. Gosto muito de Teresina e do meu bairro. Moro aqui há muitos anos e não penso nunca em sair". A comerciária afirma ainda, após alguns segundos de reflexão, que se pudesse dar algo a todo o povo teresinense, gostaria de colocar Saúde, Educação, Segurança e Lazer em um grande presente. "É muita responsabilidade escolher, mas acho que é isso que está precisando de mais atenção", analisa.

Por vir

Embora sua situação financeira não esteja muito confortável, Alanna parece ter um futuro promissor já que o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Teresina teve um crescimento de 98% entre 2000 e 2005, passando de R$ 3.356 para R$ 6.650. Mas ela não está esperando que os números façam tudo por si só: a jovem afirma que vai começar um curso profissionalizante no setor de hotelaria e deseja prestar vestibular para Serviço Social. Se conseguir realizar esse sonho, ela vai sair dos aproximadamente 76% dos teresinenses com mais de dez anos que não possuem ensino superior, segundo dados do ano 2000, para os 24% que possuem diploma.
 

 
Se tudo der certo, Alanna deve ter trabalho garantido especialmente se for tratar das pessoas idosas. Isso porque a expectativa de vida na capital piauiense está aumentando. Enquanto a população total cresceu apenas 1,36% ao ano, no período de 2000 a 2007, o número de idosos passou de 44.436 para 57.901, ou seja, cresceu 4,55% ao ano no mesmo período.
 
Em número de habitantes, Teresina foi a quinta capital nordestina que mais cresceu na última década (2,03%), índice superior ao do Estado que ficou em 1,09%, de acordo com o IBGE.
 
Identidade
 
A população de Teresina, segundo os resultados do Censo Demográfico de 2000, é composta por cerca de 87% de pessoas nascidas do Estado do Piauí e quanto às demais, os Estados do Maranhão(53.530), Ceará (18.025) e São Paulo(4.435), são os maiores contribuintes para a composição da população de Teresina.
 

Mas para Alanna, o que importa é que o ar da cidade faz com que todos os teresinenses - de nascimento ou por escolha - tenham uma coisa em comum. "As pessoas de Teresina são muito simpáticas, simples e bem-humoradas. Muito carismáticas e acolhedoras. Pode ser de onde for, quando você chega aqui, você percebe a diferença", garante.

A jovem conta que certa vez foi a Fortaleza e um de seus novos amigos da capital cearense perguntou de onde ela vinha. "Quando eu disse que era de Teresina ele respondeu: 'daquele fim de mundo? Lá só tem macumba'. Então eu disse: 'não fale mal da minha terra. Você é que é um ignorante e não sabe tudo que de bom tem lá'", rebateu orgulhosamente a teresinense que tem tanto em comum com a cidade onde nasceu.
 
 
Carlos Lustosa Filho
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: