Cidadeverde.com

Ricardo e Emanuel vencem americanos e garantem medalha

Imprimir
O Brasil já tem uma medalha garantida no vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta segunda-feira, Ricardo e Emanuel venceram os norte-americanos Jake Gibb e Sean Rosenthal por 2 sets a 0 (21-18 e 21-16) e se classificaram para as semifinais do campeonato. Como na próxima fase vão enfrentar os também brasileiros Márcio e Fábio Luiz, colocaram o país na decisão olímpica.

Com isso, o Brasil segue com 100% de aproveitamento no vôlei de praia olímpico. Desde que a modalidade foi incluída nos Jogos, em Atlanta-1996, o país subiu ao pódio em todas as oportunidades.

Ricardo e Emanuel já contribuíram para esta estatística, com o ouro nos Jogos de Atenas-2004. A outra medalha dourada do país no vôlei de praia foi obtida por Jackie Silva e Sandra Pires nos Jogos de Atlanta-1996.

O país tem também quatro medalhas de prata (Adriana Samuel e Mônica em Atlanta-1996, Adriana Behar e Shelda em Sydney-2000 e Atenas-2004, e Zé Marco e Ricardo em Sydney-2000) e uma de bronze (Adriana Samuel e Sandra Pires em Sydney-2000).

A semifinal brasileira no vôlei de praia está marcada para a quarta-feira, ainda sem horário definido. O vencedor do confronto irá enfrentar na decisão quem ganhar o jogo entre os norte-americanos Phil Dalhausser e Todd Rogers e os brasileiros naturalizados georgianos Jorge e Renatão.

Depois de se classificarem no sufoco, tendo salvado quatro match points na partida de quartas-de-final diante dos russos Dmitri Barsouk e Igor Kolodinsky, Ricardo e Emanuel enfrentaram uma das poucas duplas contra as quais levam desvantagem no Circuito Mundial (são quatro vitórias dos norte-americanos contra apenas duas dos atuais campeões olímpicos).

E logo no início do jogo Emanuel deu um susto na torcida brasileira. O paranaense caiu de mau jeito após subir em um ataque e ficou deitado na areia, indicando uma dor no joelho direito. Poucos minutos depois, porém, o jogador levantou e se mostrou recuperado para a seqüência do jogo.

Ao longo da primeira etapa, Emanuel fez importantes defesas e também ajudou nos contra-ataques. Foi assim que o time verde-amarelo abriu dois pontos de vantagem na parcial. Mais tarde, a dupla ampliaria a diferença para quatro pontos (17-13), em nova cravada de Emanuel.

Com dois bloqueios consecutivos de Gibb em cima de Ricardo, devolvendo as duas paredes do baiano que ele também tinha encontrado pela frente, os norte-americanos encostaram no placar, 17-16. A dupla brasileira, porém, não se desconcentrou e manteve o forte ritmo, fechando em 21-18 em disputa de bola na rede entre Ricardo e Gibb vencida pelo brasileiro.

O segundo set começou mais equilibrado, com um ponto de vantagem para os brasileiros. Mas um ataque na rede de Rosenthal deixou Ricardo e Emanuel com 14-12 no marcador.

Os brasileiros, então, administraram a vantagem até fechar o jogo em 21 a 16 com um ponto espetacular de Emanuel.
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: