Cidadeverde.com

Preso é achado morto e enterrado em cela na Casa de Custódia; Sejus nega

Imprimir

O preso Jader Resende da Costa Freira, 33 anos, foi encontrado morto e enterrado em uma das celas do pavilhão H, da Casa de Custódia na manhã desta sexta(03). Segundo Cleiton Holanda, do Sinpoljuspi, os agentes penitenciários realizavam vistoria de rotina no local e avistaram apenas o pé do detendo para fora. 

As primeiras informações são de que ele teria sido apedrejado pelos próprios internos do pavilhão a pericia foi acionada e o local foi isolado. 

O detento estava há menos de um mês no local. Ele era casado e havia entrado na Custódia no dia 05 de maio deste ano.

A Gerência da Casa de Custódia de Teresina informou, através de nota da Secretaria de Justiça do Piauí, que o corpo do detento será encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), para ser realizado o processo de perícia. A Delegacia de Homicídios também já iniciou a investigação sobre o caso. A Sejus nega que o preso estivesse enterrado. 

Sobre Jader pesava as acusações de crime de tráfico. Ele foi encontrado morto na cela 11 do pavilhão H da unidade prisional.

A Secretaria está abrindo investigação sobre as mortes ocorridas no sistema penitenciário, inclusive acionando as Polícias para apurar os casos. 

A Sejus ressalta que tem reforçado a segurança prisional aumentando as operações de vigilância, equipando os servidores, viabilizando concurso público, construção de novas unidades e buscado recursos para estruturar fisicamente as unidades penais já existentes.

NOTA

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), através da Gerência da Casa de Custódia de Teresina, informa que está apurando as causas e motivações da morte do interno Jader Resende da Costa Freitas, de 34 anos, encontrado morto nesta sexta (3). A Gerência destaca que o corpo de Jader foi localizado dentro da cela 11 do Pavilhão H, durante vistoria de rotina, e nega veementemente que o corpo tenha sido encontrado enterrado, como foi alardeado por alguns setores da imprensa.
 
A Delegacia de Homicídios também já iniciou a investigação sobre o caso. Jader era acusado do crime de tráfico de drogas e estava na Custódia desde o dia 05/05/2016.
 
A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) ressalta que está buscando e implementando soluções no intuito de garantir mais segurança nas unidades, tanto para internos como para agentes penitenciários, bem como dialogando com o Poder Judiciário para discutir soluções práticas e efetivas para reduzir a superlotação nas penitenciárias e garantir mais dignidade aos detentos no cumprimento de suas penas.
 
Gerência da Casa de Custódia de Teresina
 
Secretaria de Estado de Justiça do Piauí

 


Flash de Rayldo Pereira
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais