Cidadeverde.com

Pesquisador fala sobre 'ginástica cerebral' no Notícia da Manhã

Imprimir

Nesta quarta(22), o Notícia da Manhã falou sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH) e entrevistou o pesquisador Carlos Maurício, que desenvolveu exercícios para o cérebro, os quais ajudam a aumentar a concentração de quem sofre desse problema, além de contribuir para a memória, criatividade e sensação de felicidade.

No estúdio, o pesquisador explicou que são 32 exercícios simples, desenvolvidos na Universidade da Carlifórnia. Segundo ele, sete são essenciais que sejam feitos pela manhã durante um minuto cada.

Na entrevista, Carlos Maurício recomendou ainda beber água logo quando acordar. Ele afirmou que a água é a gasolina do cérebro. "Bebeu água o raciocínio fica rápido", disse. A respiração é outro ponto importante para a atividade cerebral, em especial, para a concentração, disse o pesquisador."O cérebro consome 25% do oxigênio que consumimos. Se você respira errado, o cérebro deteriora, estraga mais rápido", falou.

Sobre o TDAH, o Notícia da Manhã exibiu reportagem mostrando os principais sintomas de quem apresenta o problema, que são: dificuldade de concentração, de organizar atividades ou seguir instruções; tomar atitude sem pensar; impaciência; esquecer o que tinha que fazer ou onde colocou um objeto, e precipitação para falar.

A matéria esclareceu que o problema tem como causas o fator genético e alterações nos neurotransmissores e pode ter reflexos negativos na vida da pessoa, afetando o convívio familiar, o desempenho escolar e profissional, e ainda gerar complicações graves como a depressão, caso não seja tratado.

O TDAH é mais comum entre crianças e adolescentes, atingindo de 3 a 5% da população infantil, principalmente, do sexo masculino. O transtorno  pode permanecer por toda a vida.

Quem se interessou pela ginástica cerebral e quer mais informações, o pesquisador fará palestras gratuitas em Teresina. Elas vão acontecer nesta quinta(23), em dois horários, 15h e 19h, e no sábado(25), 10h e 15h. Todas serão no auditório do Fórmula Flat, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. Carlos Maurício também estará em Floriano(PI) na terça(28), com palestras na Associação Comercial.

Veja no vídeo todos os detalhes sobre TDAH e ginástica cerebral!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais