Cidadeverde.com

Após audiência no TRT, Sindicato espera proposta às 17h para fim da greve

Imprimir

Em audiência no Tribunal Regional do Trabalho - TRT - da 22ª Região nesta quarta-feira (20), o pleno decidiu garantir reajuste aos ferroviários que trabalham na Transnordestina, antiga Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN -, e ainda redução na jornada de trabalho. O dissídio coletivo do ano passado continua sendo julgado em suas dezenas de itens, e já existe expectativa para o fim da greve da categoria, iniciada na semana passada.
 
De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Piauí - CUT -, Batista Honório, as questões econômicas foram julgadas e em sua maioria favoráveis aos trabalhadores. O Tribunal decidiu garantir reajuste seguindo o Índice Nacional de Preços Consumidor - INPC - de maio de 2006 a abril de 2007, além da redução da jornada de trabalho para seis horas diárias.
 
 
Agora, o Sindicato dos Ferroviários aguarda uma posição da Transnordestina sobre o não desconto dos dias parados no contracheque dos grevistas e a readmissão de 20 funcionários demitidos, segundo a categoria, sem justa causa. Entre eles estão cinco sindicalistas. A companhia prometeu apresentar resposta até 17h de hoje. "Caso eles acatem, a greve pode acabar ainda hoje", disse Honório, sobre a paralisação que ameaça o abastecimento de combustíveis e cimento em Teresina.

A pauta continua sendo discutida no TRT e tem dimensão semelhante ao tamanho do problema. São mais de 90 itens de reivindicações que estão sendo discutidos, enquanto a Transnordestina contabiliza mais de 90 vagões parados em Teresina e altos, com 4 milhões de litros de combustíveis que não podem ser descarregados na capital.
 
 
Conceição Santos (flash do TRT)
Fábio Lima (da Redação)
redaçã[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: