Cidadeverde.com

Especialista fala sobre anemia no Notícia da Manhã; veja

Imprimir

O quadro Saúde do Notícia da Manhã desta terça(28) falou sobre anemia, uma doença causada pela falta ou má formação das células vermelhas do sangue que pode provocar redução do fluxo de oxigênio nos órgãos. Estima-se que no Brasil mais de dois milhões de pessoas tenham o problema.

O telejornal mostrou o caso da professora Elis, que desde a idade escolar sofre de anemia. Segundo ela, na época era comum sentir cansaço, fraqueza, dores musculares e falta de ar. Elis lembra que chegou a ficar três meses sem ir à escola. Até hoje a professora faz tratamento à base de remédios e com acompanhamento nutricional.

No estúdio, o clínico geral Pedro Moreira Sobrinho disse que o tipo mais comum da anemia é a ferropriva, causada pela deficiência de ferro.Segundo o médico, 95% dos casos de anemia são causados por essa deficiência e ressaltou que as verminoses são as grandes esfoliadoras de ferro no corpo humano, destacando a importância do tratamento de vermes com acompanhamento médico.

O doutor Pedro Moreira disse ainda que é preciso melhorar a alimentação, inserindo alimentos ricos em ferro, citando, o alface, cover, cheiro verde, carne vermelha, feijão, fava e beterraba.

O especialista frisou que muitas vezes alimentação dita correta pode acarretar na deficiência de substâncias essenciais para o organismo."A má alimentação vai causar uma anemia nem sempre visivel a olho nu", disse. Segundo Pedro Moreira, sinais evidentes de anemia são sonolência, fadiga, baixa concentração e anorexia.

Assista na íntegra o quadro Saúde sobre Anemia!

Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais