Cidadeverde.com

Médicos fazem nova paralisação, cirurgias são adiadas e greve será decidida na quinta (7)

Imprimir

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) reduziu o número de cirurgias a serem realizadas nesta semana por causa da nova paralisação dos médicos servidores do Estado do Piauí, iniciada nesta terça-feira (5) com duração de 72 horas. Na semana passada, a categoria paralisou por três dias e, na próxima quinta-feira (07), uma nova assembleia será realizada para decidir se a categoria aprova ou não uma greve por tempo indeterminado. 

Em nota, o HGV informou que por conta da paralisação dos médicos, anunciada na sexta-feira  (1º), pelo Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), o Hospital preparou uma programação de emergência para os dias 5, 6 e 7 de julho.

“Durante esse período, o mapa cirúrgico sofreu uma redução no número de procedimentos programados. O Centro Cirúrgico do HGV realiza uma média diária de 35 cirurgias, nesta terça-feira (6) foram agendados apenas dez procedimentos. Oito foram realizados, sendo cinco ortopédicos, e dois foram cancelados por que os pacientes apresentaram picos de hipertensão, impedindo a realização dos mesmos”, diz a nota.

De acordo com o Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi), a decisão foi motivada porque não houve acordo com o Governo do Estado sobre o reajuste salarial. O pedido é de 8,6%. 

Por causa da última paralisação, o Ministério Público Estadual convocou uma reunião para articular um acordo entre os representantes do sindicato e do Governo, mas não houve avanços.  

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais