Cidadeverde.com

ABL elege Luiz Paulo Horta para cadeira que era de Gattai

Imprimir

Jornalista e crítico musical Luiz Paulo Horta foi eleito nesta quinta-feira para cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O lugar foi deixado pela escritora Zélia Gattai, que morreu em 17 de maio deste ano em Salvador e foi a sexta ocupante do posto.

Cora Ronai/Reprodução

Luiz Paulo Horta foi eleito nesta
quinta-feira como o mais novo
"imortal" da academia
 
A cadeira foi fundada por Machado de Assis, que tem as comemorações de seu centenário celebradas em 2008, e foi um dos fundadores da ABL.

Horta venceu a sessão secreta iniciada às 16h e disputou a vaga com Antônio Torres, Nelson Valente, Marcelo Henrique, Isabel Lustosa, Jorge Eduardo Magalhães de Mendonça, Marco Aurélio Lomonaco Pereira, Ziraldo Alves Pinto, Blasco Peres Rego, Paulo Hirano, Valter Escravoni Alberto, Fábio Lucas, Embla Rhodes, José Paulo da Silva Ferreira, Octavio de Melo Alvarenga, João Carlos Zeferino, Palmerinda Vidal Donato, Felisbelo da Silva e Marylena Barreiros Salazar.

O resultado da eleição saiu no terceiro escrutínio, quando Horta obteve 23 votos contra onze dados a Ziraldo.

"Um jornalista brilhante, que dará continuidade à linha de atuação dos ilustres acadêmicos oriundos da área da informação e da crítica", afirmou Cícero Sandroni, presidente da ABL, sobre a escolha de Horta, segundo a instituição.

"O fato de ele ter obtido as maiores cotações nos três escrutínios de hoje significa que a Academia não pretendia tê-lo fora de seus quadros. E também que Horta foi o candidato que não apresentou qualquer índice de rejeição", afirmou Sandroni, de acordo com a mesma fonte.

A cadeira 23 também foi ocupada por Lafayette Rodrigues Pereira, Alfredo Pujol, Otávio Mangabeira e Jorge Amado.
 
 
 
Fonte: Folha Online
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: