Cidadeverde.com

Médico fala sobre enxaqueca no Notícia da Manhã; veja

Imprimir

O quadro Saúde, do Notícia da Manhã, exibido nesta terça(12), teve como tema a enxaqueca, que desencadeia crises de dor de cabeça que podem durar dias. Segundo o ministério da saúde, 25% das mulheres e 10% dos homens sofrem do mal, que é mais comum na faixa etária de 25 a 45 anos.

O telejornal mostrou o caso da empresária Sarah Viana, quie afirma já ter passado cinco dias com dor de cabeça. Ela confessa que já usou bolsas de gelo para amenizar a dor e que evita situações de stress e alguns alimentos que podem desencadear as crises.

No estúdio, o médico neurologista, João Segundo, esclareceu que a enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça. Segundo ele, existem mais de 100 tipos. O especialista afirmou que a dor é latejante e pulsátil e uma das mais incapacitantes, a que mais leva o paciente ao pronto socorro.

João Segundo informou que a enxaqueca não tem cura e causada por um neurônio cerebral desmodulado que a pessoa nasce com ele. Mas o médico ressaltou que existe controle da doença e o pacente geralmente tem uma evolução boa.

O neurologista lembrou também que a enxaqueca é uma síndrome e além da forte dor de cabeça o paciente apresenta frequentemente aversão à luz, barulho e odores, associado a náuseas e vômitos.

O especialista enfatizou que o estilo de vida influencia enormemente nas crises. Ele disse que o paciente que faz atividade física regularmente, por exemplo, sente menos dor de cabeça e tem crises com menor intensidade. Segundo João Segundo, a solução é um conjunto, que inclui medicação, alimentar-se bem, dormir bem e fazer exercício.

Veja na íntegra o quadro Saúde sobre enxaqueca!


Marcelo Lopes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais