Cidadeverde.com

Doação de sangue cai 40% e Hemopi pede ajuda

Imprimir

A campanha de vacinação da rubéola fez com que a doação de sangue em todo o Brasil caísse. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) teve um impacto de 40% no número de doadores, já que as pessoas vacinadas necessitam de um período de pelo menos 30 dias para voltar a doar.

 

?Nós já tínhamos previsto isso, tentamos intensificar nossa coleta externa, mas o resultado ficou abaixo das nossas expectativas?, analisa Veronesia Rosal, coordenadora de Educação e Saúde do Hemopi. Ela afirma que a campanha de vacinação abrange uma faixa etária de 20 a 39 anos, o que choca diretamente com o grupo que tem entre 18 a 45, o maior doador de sangue. A coleta diária que era de 150 bolsas passou para 80 após o início da vacinação.

 

Pra contornar este cenário, o Hemopi está tentando sensibilizar a população acima de 40 anos. ?Todas essas pessoas podem doar, não só em Teresina, como também nos hemocentros de Picos, Parnaíba e Floriano?, afirma Rosal.

 

É dando que se recebe

Os doadores regulares de sangue recebem uma espécie de incentivo do governo do piauí. Os voluntários fidelizados, que doam pelo menos três vezes ao ano, têm isenção em taxas de concurso público e meia entrada em eventos e teatros públicos.
 

 
Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: