Cidadeverde.com

Confira o que ainda dá para estudar na última semana antes do Enem 2008

Imprimir

Um dos erros mais comuns dos estudantes é pensar no Enem como se fosse uma prova de vestibular. Num processo seletivo, estudante precisa demonstrar seu conhecimento das disciplinas do ensino médio. Já no Enem, a prioridade é avaliar a capacidade para resolver problemas. Em vez da matéria, o que vale são as competências e habilidades dos candidatos.

"Conhecer as habilidades pedidas no Enem é essencial para ir bem" afirma Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil, que ministra aulas gratuitas de preparação para o exame.

"Se o aluno conhece a estrutura da prova, consegue focar mais os estudos", completa. Portanto, estudar por provas anteriores também pode ajudar a ir bem na prova. Segundo Prado, no exame costuma haver uma concentração maior de questões que envolvem os assuntos de energia e meio ambiente.

O professor ressalta ainda que se deve observar principalmente a competência de número 5, ligada a preocupações éticas e sociais: "no Enem o posicionamento ético e solidário vêm primeiro. Se esses princípios não forem respeitados na redação, por exemplo, o aluno pode até zerar", conta, lembrando que nos vestibulares a lógica e a razão são priorizadas.
 
Dá para estudar seguindo as matérias do ensino médio?
Segundo Prado, apenas algumas das habilidades podem ser estudadas por conteúdo: a de número 9 (compreender a água e sua importância), a 14 (conhecer as formas geométricas), a 15 (utilizar noções de probabilidade) e a 17 (entender processos e implicações da produção de energia).
 
O professor Éder Melgar, destaca alguns temas de atualidades que podem cair na prova: "apesar de não ser uma prova de atualidades, temas como a independência do Kosovo, o biodiesel, as eleições americanas, a questão da Ossétia e a inflação do preço dos alimentos têm chance de ser abordados".
 
A professora Florides acredita que revisar alguns pontos da gramática também pode ser útil: ortografia; vocabulário e semântica; colocação pronominal; vírgulas e pontuação; concordância verbal e nominal.
 
Descanso e boa alimentação
É importante se preparar, mas isso não pode significar desgaste físico. O professor Pedro Araújo, coordenador de vestibular do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, que obteve o primeiro lugar no ranking do Enem, aconselha: "evite exageros na véspera. Tente dormir cedo e faça alimentação leve e saudável. É importante manter a calma e ter a consciência do dever cumprido", diz.

 

Fonte: UOL

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: