Cidadeverde.com

Festival de Teatro inicia reunindo grupos de seis países

Imprimir

Abertura do evento foi bastante prestigiada
 
A cena cultural do Piauí esteve reunida no domingo à noite em torno da abertura do 1º Festival de Teatro Lusófono, na Galeria dos Diários. O evento reúne, até dia 30, grupos de nacionalidades que utilizam o teatro de língua portuguesa. Além de abertura solene a noite contou com apresentação do Grupo de teatro Olodum.

O curador do Festluso, Arimatan Martins, registrou durante a solenidade que aquele momento ficará marcado na história da produção dos países representados. ?Vamos retomar o caminho que a história aproximou e também distanciou?. Martins citou Fernando Pessoa e disse que o momento é de liberdade criativa. ?Vamos sonhar juntos; trocar experiência e mostrar a riqueza cultural que esse idioma representa?.

Já Francisco Pellé, organizador geral do festival, relembrou alguns momentos da produção e as dificuldades superadas. Ele disse que o evento foi pensado para ocupar todos os espaços de Teresina e lembrou que o FESTLUSO atraiu atenção de dentro e fora do país para o estado. ?Colocamos o Piauí no topo da visibilidade?.

Clemente Tsamba, de Moçambique, representou todos as companhias de teatro. Com humor, disse não estar preparado para um discurso numa abertura solene e agradeceu a acolhida calorosa na cidade.

O diretor geral da OI no Estado, José Fortes, disse estar honrado em poder patrocinar um evento de tamanho porte. Fortes destacou o empenho do grupo Harém para realizar o FESTLUSO e falou da importância de acontecimentos como aquele para a cultura do país.

Sônia Terra, da Fundac, representou o governador na oportunidade. Ela manifestou a alegria do Governo do Piauí com a concretização do festival.  ?Vivemos um momento único e nos honra abraçar um evento que possibilitará que o teatro mostre a força de nossa cultura e toda a irmandade entre esses países?.

 
OLODUM: protesto com dança e humor

O encerramento da noite aconteceu com o espetáculo ?Cabaré da RRRRaça?, do Bando de Teatro Olodum. Interagindo com o público, e através de situações vivenciadas pelos próprios integrantes, o grupo expôs diversas formas de racismo. Com boa dose de humor, eles proporcionaram uma reflexão sobre a postura do negro diante da sociedade.

O Bando de Teatro Olodum vem ganhando destaque no cenário nacional pela produção do seriado ?Ó pai, ó?, que será exibido pela TV Globo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: