Cidadeverde.com

Governador pode demitir primeira-dama se Ceid não for uma Secretaria

Imprimir
O governador Wellington Dias afirmou nesta segunda-feira (25) que já acionou a Procuradoria Geral para analisar as situações dos servidores que terão de ser exonerados após decisão do STF - Supremo Tribunal Federal - que reafirmou o fim do nepotismo. O Estado vai consultar o STF para saber se a primeira dama Rejane Dias, hoje no comando da Coordenadoria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência - CEID.



A súmula vinculante do STF permite parentes em cargos como secretarias, o que não se aplica à CEID. O governador admitiu que a coordenadoria tem apenas status de secretaria, e na dúvida sobre a interpretação do caso pediu a consulta por parte da Procuradoria para evitar problemas futuros.

Certo mesmo é que o governador se mostrou disposto a cumprir a decisão do STF. Ele disse que tanto Estado como o PT defendem o fim do nepotismo, mas já apresentou suas ressalvas. "Meu partido há muito tempo defendeu essa posição, mas amadurecemos para alguns cuidados. Temos que evitar os dois extremos: o primeiro de alguém se aproveitar, porque o poder que tem de nomeação e concentração de dinheiro público na mão de uma família. E o segundo ponto que só pelo fato de ser parente de alguém não seja valorizado o seu talento".

O governador defendeu que o fim dessa prática pede normas rigorosas, e defendeu que seja regulamentada a exigência de critérios técnicos para se ter acesso ao setor público. "Precisamos caminhar onde se possa fazer um meio termo, mas é preciso que isso tenha regras rígidas a ponto de impedir que alguém que tenha condição de servir o estado, país ou município seja impedido só porque é parente de um prefeito ou governador", completou.

Yala Sena (flash do Espaço Criança do Teresina Shopping)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: