Cidadeverde.com

HGV atende pacientes idosos em mutirão neste sábado (6)

Imprimir

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (6), mais um mutirão para atender pacientes que não podem esperar muito tempo por um procedimento ortopédico de média e alta complexidade. Cerca de 30% são idosos vítimas de acidentes domésticos na própria residência. A ação faz parte de um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e HGV para agilizar o atendimento de pacientes tanto de hospitais do interior quanto da capital.

É o caso da paciente Raimunda Braz Silva Dias, 110 anos, que sofreu um acidente doméstico enquanto enchia um litro de água na sua casa, no Residencial Dom Avelar, em Teresina/PI. O neto dela, Francisco das Chagas, conta que a avó é lúcida e muito ativa e ainda quer ajudar nos afazeres domésticos. Internada no HGV há uma semana, Raimunda Braz já passou por vários exames para saber as condições físicas para realizar o procedimento.

O coordenador da Clínica Ortopédica do HGV, José Wilson Rodrigues, explica que a idosa fraturou o fêmur com a queda, muito comum nesse tipo de pacientes. “O hospital, pela experiência em alta complexidade, possui capacidade técnica de atender pacientes graves, pois para realizar esse tipo de procedimento precisa ter leito de UTI e profissionais com habilidade técnica para tanto. O HGV é o único da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí habilitado para isso", destaca Rodrigues.

Dos 59 pacientes que estavam na lista de pacientes em regulação, no período de 9 de julho a 4 de agosto, 17 são idosos, sendo 15 do sexo feminino.  Somente esta semana, o HGV já recebeu 42 destes pacientes. A meta é que, até o sábado (6), todos sejam operados.

Segundo dados do Sistema de Gestão Hospitalar do HGV, nos últimos cinco meses (março a julho), já deram entrada no hospital, 290 idosos. A maioria com fraturas vítimas de traumas domésticos.

De acordo com o Ministério da Saúde, 70% das quedas entre idosos e crianças ocorrem dentro de casa, 30% desses acidentes causam a morte de idosos e pelo menos 40% causam alguma lesão grave, principalmente no cérebro e na medula.

 Pequenas atitudes que evitam grandes problemas

Os dados são preocupantes, mas algumas mudanças simples nas residências podem prevenir esses imprevistos. O cirurgião ortopédico José Wilson Rodrigues alerta que as causas de traumas em idosos ocorrem em casa, em situações banais, que poderiam ser evitadas.

 “Um tapete que não está com proteção antiderrapante, uma gaveta da cômoda aberta, a porta de um armário, um fio do telefone solto pode provocar quedas e traumatismos com consequências muito graves. Por vezes, esses acidentes são tão graves que levam à morte”, alerta o médico.

Da Redacão
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais