Cidadeverde.com

MEC tira 20 vagas de faculdade de Direito de João Mádison

Imprimir
A Faculdade dos Cerrados Piauienses, localizada em Corrente (874 quilômetros ao sul de Teresina) terá 20 vagas a menos no curso de Direito a partir do Vestibular 2009. A decisão é do Ministério da Educação - MEC, após supervisão que avaliou 81 cursos com baixo desempenho no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes - Enade. Em todo o país foram cortadas mais de 24 mil vagas, a maioria delas em São Paulo.

De acordo com o balanço geral do MEC, em 18 de janeiro deste ano foram firmados 29 Termos de Saneamento de Deficiências, o que provocou a redução inicial de 6.315 vagas. Na faculdade em Corrente, que é de propriedade do deputado estadual João Mádison (PMDB), o curso possuía 100 vagas no Vestibular, e agora só poderá ter 80. Nenhuma outra faculdade de Direito do Piauí foi penalizada nessa ou em outra das três séries de supervisões feitas ao longo do ano.

Com a redução, o MEC quer diminuir o número de alunos por professor, e assim melhorar a qualidade do ensino. As graduações que não atingiram nota 3 no Enade, que vai de 1 a 5, e nem no Indicador de Diferença do Desempenho - IDD -, avaliação dos estudantes no fim do curso, entraram na lista da supervisão. O exame da Ordem dos Advogados do Brasil também foi usado como critério. Após 12 meses, as faculdades que efetuaram os cortes serão reavaliadas pelo Ministério.

Além da redução de vagas, são previstas outras ações, como melhoria do perfil do corpo docente (titulação e regime de trabalho), estruturação do núcleo de prática jurídica, reorganização de turmas, revisão do projeto pedagógico, adequação da estrutura física e dosrecursos de apoio e aquisição e manutenção de equipamentos e sistemas. Uma comissão de especialistas da Secretaria de Educação Superior vai acompanhar agora o cumprimento dos termos. No último dia 13, a Faculdade dos Cerrados e outros 28 cursos apresentaram relatórios parciais do andamento da implementação das medidas propostas. 

Da Redação (com informações do UOL)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: