Cidadeverde.com

Piauí consegue vacinar 92,94% do rebanho contra a febre aftosa na primeira etapa de 2016

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) divulgou, nesta quinta-feira (25), que o Piauí mais uma vez está livre da febre aftosa. Neste ano, o índice de vacinação alcançou 92,94%; cerca de 1,5 milhões de animai foram vacinados. A segunda etapa da campanha deve ser realizada em novembro.

“2016, com todas as dificuldades, foi um ano de vitórias no Piauí para quem trabalha no campo, com animais ou vegetais. Nós alcançamos mais de 90% de animais vacinados. O objetivo é cuidar para que a população tenha um alimento saudável na mesa”, comentou o governador em solenidade realizada no Palácio de Karnak, no Centro de Teresina. 

Wellington ressaltou que o governo estuda manter a área livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação. 

“Nós estamos trabalhando novas metas, que são desafiadoras, por não depender somente do governo estadual, também depende da população como, por exemplo, o cuidado com os matadores públicos. Ou seja, cada um desses espaços precisa ter um veterinário credenciado. Tem o cuidado com o lixo. Enfim, são medidas que em 2017 teremos condições de voltar a apresentar o pedido ao Ministério da Agricultura como área livre das doenças, como a aftosa, e sem vacinação, apenas pelo controle da saúde”, explicou o governador. 

O Piauí é certificado como área livre da aftosa com vacinação desde 2014. Por isso, é reconhecido como um dos estados que mais avança no combate à doença em todo o país. Somente no ano passado, através do selo que permite a livre comercialização, o Piauí exportou cerca de 65 mil animais. 

 

Carlienne Carpaso
[email protected]
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: febre aftosa