Cidadeverde.com

Com HGV há 7 dias fechado, HUT já tem macas nos corredores

Imprimir
Durante visita do presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí, Wilton Mendes, o médico constatou que o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) já esgotou sua capacidade para cirurgias ortopédicas.
 

Duas macas estão nos corredores da ala infantil do HUT com pacientes com menor gravidade

Segundo ele, entre 70 e 100 pacientes esperam por atendimento ortopédico. ?Os leitos estão lotados. As seis salas de cirurgias não suportam mais a demanda e 25% dos leitos de Pediatria estão sendo ocupados por pacientes da ortopedia. Vai acontecer o que aconteceu no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Eu alertei as autoridades. Fizeram a mudança de um modo brusco. Não podia ter fechado o HGV sem que pelo menos as equipes se conhecessem?, revelou Wilton Mendes.


Clique ► e veja o vídeo

Presidente do CRM, Wilton Mendes
O presidente não quis nomear de quem á a culpa pela situação, mas disse que as autoridades devem se reunir e planejar o fluxograma porque estão jogando toda a carga para o HUT.

?Eu não sei de quem é a culpa. Todos nós somos culpados. Inclusive eu, que não intervi quando foi necessário. Quisemos garantir o mínimo de atendimento, mas não de forma precária. A mudança deveria ter acontecido de forma gradativa, um mês foi muito rápido?, destacou.

Há uma semana todos os serviços de urgência e emergência do Pronto Socorro do HGV foram totalmente transferidos para o HUT. E de acordo com Wilton Mendes já sofre com a sobrecarga. ?O hospital é grande, mas precisamos fazer funcionar os outros. Acabei de encontrar uma pessoa com câncer em fase terminal, não é competência do HUT cuidar desses casos. O sistema tem que se organizar, porque senão na próxima semana aqui vai virar um caos?, alertou o presidente do CRM.

E acrescenta: ?Vou ficar ?enchendo o saco? porque eles não podem me impedir de entrar, vocês eles podem [imprensa], mas a mim não. Na próxima semana virei oficialmente, hoje foi só uma visita, mas retornarei e espero que as autoridades me chamem para uma conversa?, finalizou.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: