Cidadeverde.com

Audiência na Assembléia sobre mamona reforça apoio à produção

Imprimir

O deputado João de Deus (PT), líder do Governo, disse hoje (28), da tribuna da Assembléia Legislativa, que a audiência pública realizada ontem para discutir o aproveitamento da mamona no biodiesel deixou claro que o Governo vai continuar apoiando o plantio do produto com este objetivo.
 
João de Deus destacou a presença do coordenador do Programa do Biodiesel para Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jânio Rosa, que, ao falar na audiência, afirmou que a Resolução nº 07/2008 da ANP (Agência Nacional do Petróleo) não descarta o uso da mamona como fonte energética.
 
Afirmou o líder do Governo que a audiência contou com a presença de secretários estaduais, pesquisadores, representantes de instituições bancárias e outras pessoas envolvidas com a questão.
 
?Se a Europa subsidia seus agricultores, por que nós não podemos subsidiar a agricultura familiar??, indagou João de Deus, acrescentando que o grande problema é que a produção de mamona no Brasil ainda é pequena.
 
Em aparte, o deputado Antônio Félix (PPS) disse que ?o biodiesel é uma grande solução na área de energia para o nosso o país?, mas, segundo ele, hoje é mais vantajoso produzir pião branco do que mamona, que tem um menor rendimento.
O deputado Marcelo Coelho (PP) declarou que a produção de mamona gera emprego e renda.
 
O deputado Edson Ferreira (DEM) pediu que o Governo dê maior apoio aos produtores de mamona e lembrou que é preciso que os agricultores tenham a garantia de retorno financeiro.
 
Também em aparte, o deputado Leal Júnior (DEM) disse que os projetos demoram para se viabilizar ?e nós temos de acreditar que o projeto da mamona vai dar certo?. João de Deus ressaltou que o debate sobre a mamona deve continuar. Ele sugeriu a realização de um seminário na região de São Raimundo Nonato, que tem vocação para a produção de mamona.
 
O líder do Governo concluiu dizendo que, na audiência, "os participantes pediram o apoio dos parlamentares e nós nos colocamos à disposição para estar junto com eles nesta luta?.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: