Cidadeverde.com

Lula diz que pré-sal é 'bilhete premiado' e que não pode ser desperdiçado

Imprimir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (28) que o Brasil ganhou um ?bilhete premiado? ao encontrar as reservas de petróleo na camada do pré-sal na costa brasileira. Segundo ele, é preciso tomar cuidado para ?não sair gastando o que não temos ainda? e ter em mente que a descoberta tem que atender a todos os brasileiros.

?Há desafios e não podemos nos dar ao luxo de perder essa riqueza. Não é porque tiramos o bilhete premiado que vamos sair por aí gastando o que não temos ainda. O pré-sal é um passaporte para o futuro?, salientou o presidente durante o discurso na cerimônia realizada para apresentar a uma platéia de empresários e políticos o total de investimentos públicos e privados que serão feitos no país até 2012.
 

Segundo Lula, a comissão interministerial que foi criada para debater um novo marco regulatório para exploração do petróleo na camada pré-sal recebeu duas determinações.

?A primeira é que o Brasil não quer ser um mega exportador de óleo cru. Ao contrário, queremos consolidar uma forte indústria petrolífera que agregue valor aqui dentro [ao petróleo bruto] e exporte os derivados. Outra é que a nossa Constituição diz que as reservas são da União e não devemos perder de vista que tem que beneficiar todo mundo no Brasil?, salientou.

O presidente disse ainda esse é um debate importante e todos os brasileiros devem se envolver. ?Trata-se de um debate muito importante que interessa a Todos os brasileiros e brasileiras. Todos juntos tomaremos as decisões mais acertadas para o país. Hoje, o Brasil está construindo um novo modelo de desenvolvimento?, salientou.

Lula ressaltou ainda os investimentos feitos em vários setores da economia, em especial na indústria naval, no setor pretoleiro, no segmento da extração mineral. ?O fato é que o país não só voltou a crescer como tem apetite de crescer ainda mais e soma-se a isso as descobertas da Petrobras na camada pré-sal?, disse.

Segundo ele, o maior desafio do país hoje é a educação. O presidente quer inclusive que parte da receita obtida com o petróleo do pré-sal seja destinada para investimento na área. ?Não basta ensinar a ler e escrever é preciso muito mais. É um investimento no futuro dos nossos filhos e netos?, disse.

O governo realizou o evento porque quer dar visibilidade aos investimentos privados e públicos no país nos próximos anos. Na avaliação do presidente, o Brasil entrou em um novo ciclo econômico e ele vendeu essa idéia para uma platéia de mais de 200 empresários.

?Hoje podemos dizer que o Brasil logrou atravessar o deserto da estagnação econômica, que, durante 25 anos, exauriu nossas melhores energias e frustrou os sonhos de toda uma geração. Agora estamos caminhando em terra fértil. O país está semeando e colhendo. Semeando um novo tempo de investimento e de trabalho e colhendo uma nova era de esperanças e de oportunidades. São muitos os exemplos de que a situação mudou da água para o vinho?, disse ele.
 
Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: