Cidadeverde.com

“Se essa rua fosse minha” presta homenagem a personalidades teresinenses

Imprimir

A solenidade de denominação das novas ruas, avenidas e praças públicas de Teresina, realizada nesta quarta-feira (31), às 19h, no Teatro 4 de Setembro, finalizou as comemorações pelos 164 anos da capital. A ação organizada pela Prefeitura de Teresina, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), homenageou 108 pessoas.
 
“A rua tem forte vínculo afetivo com nossa história de vida. E sabemos que os homenageados são pessoas que de alguma maneira deixaram sua contribuição para a cidade ou para a população. Saber que o nome de minha mãe ficará registrado não somente no meu coração, mas na rua onde moro, é muito gratificante". Com essas palavras, a promotora de Justiça e integrante do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), Amparo de Sousa Paz, definiu o sentimento de ter a mãe, Veneranda de Jesus Sousa, entre as pessoas homenageadas durante a solenidade.
 
"Esse momento simboliza o reconhecimento da Prefeitura aos trabalhos prestados por minha mãe como enfermeira. Nos enche de orgulho saber que sua admirável trajetória de vida, agora, tem um novo capítulo para ser contado”, completa Amparo Paz.
 
Falecida em 1972, Veneranda de Jesus Oliveira e Sousa nasceu em Esperantina e ainda jovem veio morar em Teresina, onde constituiu família. Na década de 70 já era uma mulher independente economicamente, o que conquistou por meio de aprovação em concurso público. Trabalhou ainda durante muitos anos como enfermeira.
 
Para o secretário municipal de Governo, Charles da Silveira, a noite é simbólica e emocionante, pois "é a noite da memória, da saudade e, principalmente, do agradecimento, quando homenageamos cidadãos das mais diversas origens, de todos os cantos da cidade, pessoas que viveram à nossa cidade e ajudaram a construir a nossa Teresina. A partir de hoje os seus nomes estão eternizados, imortalizados nas ruas, praças e avenidas da cidade e no coração dos teresinenses”, declarou o secretário.
 
Também estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Washington Bonfim, e representando as famílias dos homenageados, o médico Adelman Barros Villa.

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais