Cidadeverde.com

Candidato no Ceará frauda voz de Lula; Juiz manda tirar do ar

Imprimir
A falsificação da voz do presidente Luis Inácio Lula da Silva gerou a primeira condenação no Ceará. O juiz da 25a Zona Eleitoral, Evaldo Lopes Vieira, determinou  que o candidato do PPS à Prefeitura de Granja, Romeu Aldigueri, retirasse do ar a ''grosseira imitação de voz do Presidente'' sob pena de multa diária de R$ 5.000,00.
 

A falsificação da voz do presidente Lula, de acordo com a sentença dada pelo juiz  Evaldo Lopes Vieira, viola regras da Lei 9504/97, e da Resolução 22.718/08, do TSE. A Resolução estabelece que  a ''propaganda, qualquer que seja a sua forma ou modalidade, não deverá empregar meios publicitários destinados a criar artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais''.

A sentença determina, ainda, que a retirada da voz falsificada do presidente Lula seja estendida a todas as inserções a que o candidato tem direito na propaganda do rádio. A ação para ser retirada a voz falsificada de Lula foi movida pela Coligação Experiência e Juventude que tem como candidato a prefeito o ex-prefeito Esmerino Arruda (PSDB). A ação é assinada pela advogada Maria do Livramento Alves.

O mesmo truque - a falsificação do voz do presidente Lula, que é imitada por um humorista, foi usado, também, pelo candidato do PRB à Prefeitura de Acopiara, Antonio Almeida. A oposição, em Acopiara, moveu ação contra Almeida por levar ao ar a voz fraudada do presidente Lula.
 
Fonte: Diário do Nordeste
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: