Cidadeverde.com

Assembleia deve confirmar greve de bancários nesta sexta-feira

Imprimir

Seguindo uma tendência de vários sindicatos pelo país, os bancários devem entrar em greve a partir da próxima terça-feira, dia 6. Uma assembleia será realizada na noite desta sexta-feira, mas, de acordo com o presidente do sindicato piauiense, a classe já havia se manifestado favorável à paralização.

Nacionalmente, entidades que representam os funcionários dos bancos vêm brigando com os representantes dos banqueiros desde a semana passada. No último dia 29 foi apresentada uma proposta da Fenaban – Federação Nacional dos Bancos- que não agradou em todos os estados, sendo que a maioria já declarou greve.

No Piauí, uma assembleia será realizada nesta sexta-feira para definir os rumos da negociação, que já caminha para a greve, segundo o presidente do Sindicato dos Emp. em Estabelecimentos Bancários e Financiários no Estado do Piauí, Arimateia Passos. “Começamos a negociar no começo de agosto deste ano e finalmente veio proposta que está muito aquém, uma proposta muito rebaixada. Fizemos assembleias em 95 % dos sindicatos do país. Hoje terá assembleia e acredito que vai acatar a tendência nacional e decretar greve a partir do dia 06”, informou em entrevista ao Jornal do Piauí.

Os eixos centrais da Campanha Nacional 2016 são: reposição da inflação do período mais 5% de aumento real; valorização do piso salarial, no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3.940,24 em junho); PLR de três salários mais R$ 8.317,90; combate às metas abusivas, ao assédio moral e sexual; fim da terceirização; mais segurança; melhores condições de trabalho. A defesa do emprego também é prioridade, assim como a proteção das empresas públicas e dos direitos da classe trabalhadora.

“Estamos pedindo 5% de aumento real, mais segurança nas agências bancárias, mais contratação de empregados, pois temos 10 mil trabalhadores a menos de acordo com a situação do país e o setor financeiro não está em crise. Estramos pedindo o fim do assedio. Temos muitos trabalhadores que estrão adoecendo por causa de assédio”, destacou Arimateia.

Com a greve, apenas os serviços nos caixas eletrônicos estarão disponíveis e, por conta disso, é recomendado que os clientes procurem logo suas agências em caso de pendências nos bancos. “Pedimos a compreensão da população, sei que vai ser prejudicada nesse momento, mas é necessário a gente fazer esse movimento”, finaliza o presidente do sindicato.

Diego Iglesias
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais