Cidadeverde.com

Confira dicas para diminuir a ansiedade na véspera do Enem

Imprimir

Angústia antes do pode atrapalhar performance na hora da prova; ficar descansado ajuda na concentração. ?Estou muito ansiosa, muito preocupada. Essa prova é superimportante para mim?, conta Fabiana Araújo Lima, 25 anos, que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (31). A jovem busca uma vaga no curso de psicologia pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas em instituições particulares de ensino superior. O Enem pode definir se ela estará na faculdade no próximo ano.

Tamanho peso para fazer o Enem atrapalha, dizem os especialistas. Por isso, o G1 conversou com professores, que ensinam a relaxar na véspera da avaliação.

?O Enem exige até mais descanso que os vestibulares, pois é preciso estar realmente muito concentrado. Esse é o item mais decisivo para compor uma boa nota?, afirma o coordenador do curso Etapa, Edmílson Motta.

Mas, afinal, como relaxar? Não existe resposta universal para a pergunta: o que é bom para um, pode não servir para outro. Fabiana, por exemplo, decidiu que vai namorar e ir ao cinema neste sábado (30). ?E depois vou dormir cedo e acordar na hora que o corpo mandar. De manhã, almoço e vou para a prova?, conta.

Segundo Motta, a regra básica é a seguinte: ?Faça o que quiser para ficar tranqüilo e tente não ter nenhum desgaste físico não usual. Aliás, tente se preservar mais do que o usual?.

Quando descanso vira cansaço
 
Se você ficar preocupado em relaxar, há risco de aumentar a ansiedade. ?É muito comum os estudantes dizerem que vão sair com os amigos para tirar o foco da prova. Daí, eles se acabam, acordam mal, há até os que vomitam durante o exame?, diz Motta.

Por outro lado, de acordo com o professor, existem também os que se preocupam tanto em dormir cedo e poupar energia, que acabam ficando com insônia. ?Não adianta ir dormir muito antes do horário e ficar como ?bife?, fritando de um lado para o outro na cama.
 
Resultado: o bom mesmo é não fugir muito de seu ritmo biológico e ir dormir num horário razoável.
 
Estudar ou não estudar?

Definitivamente não vale a pena se matar de estudar nesse sábado. Mas e dar uma olhadinha em um livro ou fazer um simulado? Aí depende. É importante ter consciência sobre seu ?funcionamento?. Tudo bem que ninguém vem com manual de instrução, só você sabe se a leitura de provas anteriores tranqüiliza ou angustia.

?Ficar estudando de última hora não vale a pena. Conhecimento se obtém com o tempo?, diz o coordenador do curso Anglo, Alberto Francisco do Nascimento. ?Não há motivo para ficar vendo teoria antes da prova. O que pode ajudar e até diminuir a ansiedade é ler uma revista, um jornal. O Enem é muito amarrado aos temas mais atuais. A leitura pode refrescar a memória e dar mais segurança?, aponta Motta.

De acordo com os professores, quem se sente bem pode se dedicar a provas anteriores do Enem ou a treino de redação. Ler questões isoladas de exames passados pode não ter um bom efeito, já que mostra pouco sobre o conjunto da avaliação.

Visite o local de provas

Para muitos, conhecer o local de provas com antecedência é motivo de alívio. Sabendo o trajeto, você pode calcular quanto tempo levará neste domingo, e diminui o risco de ficar do lado de fora do exame por um atraso.

Segundo Nascimento, outra boa medida é organizar o material com antecedência. ?Separar os documentos, lápis, borracha, caneta, ajuda a não ter nervosismo ao sair de casa para fazer a prova.?

Atitude perante a avaliação

?Se você ficar ansioso ou desesperado a prova vai ficar mais fácil? Vale a pena? Fazer a prova na esportiva, sem ficar se cobrando, rende muito mais. O melhor é não ter expectativa e ter autoconfiança?, afirma Nascimento.

O docente compara o exame a tomar uma injeção: se você ficar com o braço tenso, a aplicação vai doer mais. Então, o melhor é o pensamento relaxar o corpo.

 
Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: